A partir de sábado a Carteira de Habilitação brasileira passa a valer na Itália - Agora Já -

A partir de sábado a Carteira de Habilitação brasileira passa a valer na Itália



Tramitação ocorre desde 2008 e reconhecimento mútuo deve passar a valer a partir do dia 13 de janeiro de 2018

11 de janeiro de 2018

O presidente Michel Temer assinou nesta quarta-feira um decreto que trata do reconhecimento de carteiras de habilitação brasileiras na Itália. Da mesma maneira, as carteiras de motorista da Itália serão reconhecidos no Brasil. O decreto origina-se de um acordo firmado em novembro de 2016 e será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira(11).

O acordo, assinado em Roma, foi aprovado pelo Congresso Nacional em outubro do ano passado e seguiu para promulgação de Temer. O reconhecimento mútuo passa a valer neste sábado.

O decreto vale para as carteiras de habilitação A e B, não provisórias e em vigor, emitidas por um ou outro país. Caso o solicitante tenha residência no país onde se solicita a conversão, é preciso que a habilitação tenha sido expedida antes da obtenção da residência.

O acordo vinha sendo negociado desde 2008, para que o portador da carteira de habilitação de um país possa convertê-la em documento equivalente no outro. Embora a Itália seja signatária da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, de 1968, desde 1998, o governo italiano não reconhecia a Carteira Nacional de Habilitação brasileira. Isso obrigava brasileiros residentes na Itália a seguir o procedimento do país para emissão do documento, prestando exames e pagando taxas.

Hoje os motoristas brasileiros que desejavam dirigir na Itália precisavam da PID(Permissão Internacional para Dirigir) comumente chamada de Carteira Internacional. Ela é um documento que permite que o condutor dirija nos países conforme previsto na Convenção de Viena e demais Acordos Internacionais. Este documento é concedido, mediante requerimento nos CFCs( Em Panambi no CFC Saci) e terá a mesma validade da CNH convencional.

Portanto, a partir deste sábado dia 13 de janeiro de 2018 todos os motoristas habilitados no Brasil poderão dirigir na Itália, sem a necessidade de PID ou outro documento para esta finalidade, bastando apenas à apresentação da CNH brasileira. Da mesma forma os agentes de trânsito brasileiros deverão aceitar, sem nenhuma ressalva, a carteira de habilitação italiana em todo o território brasileiro.


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.