A partir desse mês, aposentadoria por contribuição poderá ser automática - Agora Já -

A partir desse mês, aposentadoria por contribuição poderá ser automática

Foto:
1 de fevereiro de 2018

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve publicar nesse mês uma portaria que vai permitir conceder aposentadoria por tempo de contribuição automaticamente. Até então, o segurado precisava agendar o pedido e ir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento.

O tempo de recolhimento para homens é de 35 anos e para mulheres 30 anos. Estima-se que 200 mil segurados, em todo o país, que estão com os dados corretos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) já atingiram os critérios para conseguir o benefício sem precisar passar pela burocracia. Segundo o INSS, cinco mil já devem ser notificados, através de uma carta, ainda na primeira quinzena do mês.

O trabalhador que receber a notificação deve entrar no portal meu.inss.gov.br para ter acesso a informações como o tempo de contribuição, a média salarial calculada e o valor final do benefício. É através desse portal que ele poderá decidir se aceita ou não a aposentadoria.

O vereador e especialista em Direito Previdenciário, Fernando Rigon, contou que o INSS já havia facilitado a concessão para aposentadoria por idade. Agora a vantagem será para aquelas pessoas que hoje não tem ideia de quanto tempo já contribuíram e se já têm o direito de se aposentar.

Explicou que o encaminhamento digital também vai facilitar o serviço dos funcionários do INSS que passarão a trabalhar somente na análise dos dados e não mais no lançamento. Frisou que tudo isso visa viabilizar e agilizar o atendimento ao segurado.

As novas regras do INSS não valerão para segurados especiais, como agricultor familiar, pescador artesanal e indígena.

 

*Fonte: Rd Uirapuru


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.