O PDT – Partido Democrático Trabalhista de Panambi, instituiu uma nova sistemática de se aproximar da comunidade de maneira descentralizada, ou seja, levando a cúpula partidária aos bairros objetivando ouvir os anseios da comunidade e, a partir daí formatar ações visando o atendimento de necessidades pontuais.
Esta inovação, de acordo com o presidente do partido Romário Heitor Malheiros, visa manter a aproximação com o povo em sua plenitude como sempre foi a base norteadora do partido de Leonel Brizola. Ao fazer uma análise de seus primeiros meses na presidência do partido, Romário se disse satisfeito com o crescimento que o partido vem mantendo, fato este que reconduz o partido a patamar já experimentado no passado e que se recompõe gradualmente através de novas adesões.
A reunião realizada na última quinta-feira(24) teve como escopo principal homenagear o maior líder trabalhista de todos os tempos Getúlio Vargas, no dia em que se completaram 63 anos de seu suicídio. Entre o final da noite de 23 e início da madrugada de 24 de agosto de 1954, Getúlio Dornelles Vargas desferia um tiro em seu próprio peito deixando uma carta na qual atribuía a seus inimigos o ato extremo. Em sua carta que hoje encontra disposta em praças de todos os municípios do país, deixa trechos inesquecíveis como “A sanha dos meus inimigos, deixo o legado de minha morte. Sinto não ter feito pelos humildes aquilo que eu desejava fazer” e “O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram o meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço minha morte. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história”.
Coroando a noitada cívico-política realizada no Bairro Piratini, 10 pessoas assinaram ficha no PDT e passam a fazer parte do trabalhismo panambiense como ideologia partidária.