Nem mesmo as sistemáticas campanhas de conscientização realizadas pelos órgãos de segurança e imprensa foram suficientes para diminuir a impetuosidade da morte nas rodovias gaúchas. Desde a noite de quinta feira até a noite do domingo, foram 21 mortes que resulta um percentual de sete mortes por dia no trânsito. Esta marca supera a registrada no feriadão Farroupilha deste ano no qual foram contabilizadas 19 mortes e o feriado da Proclamação da República de 2012 no qual em quatro dias foram registradas 11 mortes.
A imprudência é flagrante nas estradas onde em pequenos percursos, se podem assistir aventuras perigosas de motoristas de todos os tipos de veículos. Excesso de velocidade e ultrapassagens em locais perigosos, alguns inclusive andando a altas velocidades até mesmo em acostamentos, são infelizmente, infrações corriqueiras nas estradas.
As Polícias Rodoviárias Federal e Estadual realizaram campanhas próprias de controle e conscientização aos motoristas, nas cidades a Brigada Militar e os Departamentos de Trânsito também agiram da mesma forma, mas estas providências estão se revelando insuficientes para diminuir a irresponsabilidade de alguns condutores que por pura irresponsabilidade, brincam com a própria vida e a vida alheia ao assumirem o volante de um veículo automotor.
Confira os números da “Batalha do Trânsito” deste feriadão que passou:
Domingo
Porto Alegre – Guilherme de Jesus Costa, de 36 anos morreu após bater o caminhão em um poste na noite deste domingo, na zona sul de Porto Alegre. De acordo com Brigada Militar, o acidente ocorreu na avenida Oscar Pereira, na altura do número 4 mil, em frente a Clínica São José, por volta das 20h30min.
Passo Fundo – Santa Costa Morena, 61, morreu em colisão no trevo da BR-285 com a RS- 35, envolvendo um Toyota Corola e um caminhão-baú.
Sábado
Tapera – Uma colisão na RS-233, por volta das 20 horas, a colisão provocou a morte de Ivo Becker.
Ibirubá – Um Ka e uma caminhonete D-10 colidiriam frontalmente na RS-233, Km 54 em Ibirubá, por volta das 20 horas. Morreram Carlos Arlindo Henkes, 58, e Ivo Becker, 51, condutor e caroneiro do Ka.
Santo Ângelo – Por volta das 21 horas, um Corsa e um Astra colidiram no trevo de acesso a Santo Ângelo, no km 96 da RS-344. Duas mulheres morreram: Patrícia Soares, 34, e Regina Dorneles da Silva, 27.
São Luiz Gonzaga – Ana Tereza Ceolin, 77, foi atropelada na Avenida Senador Pinheiro Machado, no Centro, por volta das 18h30.
Maquiné – Rodrigo Barbosa, 28, teria perdido o controle do seu Uno e morreu após capotar no quilômetro 5 da RS-407, por volta das 6h30. Porto Alegre – Bruna Lopes Capaverde, 15, morreu por volta das 5h30, quando o Ecosport em que ela voltava de uma festa com duas amigas, conduzido pelo pai de uma delas, chocou-se com outro automóvel na esquina das Avenidas Pernambuco e Brasil, no Bairro Navegantes.
Caxias do Sul – Valdenir Lira de Lima, 45, ex-vereador de Vacaria, morreu após colidir o Focus que dirigia por volta de 1h30, no quilômetro 142 da RSC-453.
Sexta-feira
Morro Reuter – Uma colisão no km 216 da BR-116, por volta das 19h40, matou Sérgio Marques Pires, 39. Ele estava em uma moto com placa de Araricá que se chocou com um Fox, de Morro Reuter.
Tabaí – Uma colisão envolvendo um Mondeo e um Corsa causou a morte de pai e filha no km 79,9 da BR- 386, às 17 horas. Morreram Fabiane de Fátima Dal Pian, 48, e Querino Dal Pian, 76.
Novo Hamburgo – Bianca Teles de Oliveira, 19, morreu após o Gol em que ela estava ter colidido contra um poste de concreto localizado às margens da BR-116, no quilômetro 237, por volta das 5 horas.
Paraí – Morreu no sábado, no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, Alexandre de Godói, 29 anos. Ele conduzia uma moto que se envolveu em um acidente no quilômetro 33 da RS-324 na manhã de sextafeira.
Veranópolis – Antônio Carteri, 62, teria perdido o controle do jipe que dirigia, invadido a pista contrária no km 174 da RSC-470 e colidido contra um ônibus nos primeiros minutos de sexta-feira.
Quinta-feira
Porto Alegre – Um suspeito de assalto sofreu um acidente durante a tarde de quinta-feira após roubar um malote de dinheiro no Centro. Perseguido pela Brigada Militar, acabou batendo em um carro e morrendo à noite.
Porto Alegre – Um motociclista morreu após colidir contra um poste da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, em Porto Alegre, por volta das 22h30 de quinta-feira.
São Martinho – Josué Rosembach, 23, morreu após acidente no km 67 da RS-210, em São Martinho, nas Missões, por volta das 20 horas de quinta- feira. Ele conduzia um Voyage que colidiu contra uma carreta que trafegava no sentido contrário.
Canoas – Um acidente envolvendo seis veículos na tarde de quinta-feira causou a morte de Alex Alberto Silva de Vargas, 28, na BR-386.