PENSE ANTES, CONQUISTE DEPOIS - SE VOCÊ ACREDITA, ENTÃO, VOCÊ CONSTRÓI! - Agora Já -

PENSE ANTES, CONQUISTE DEPOIS – SE VOCÊ ACREDITA, ENTÃO, VOCÊ CONSTRÓI!

8 de dezembro de 2011

Sempre é interessante observar as “circunstâncias” que nos cercam, pois somos influenciados por elas na mesma medida em que as criamos. Por isso costumo observar tudo que nos cerca pois, conforme nos diz o filósofo espanhol Ortega y Gasset, “eu sou eu e minhas circunstâncias e se não salvo a elas não salvo a mim”. Visto de forma as experiências de cada pessoa são únicas e isto deve ser respeitado, e por isto pouca coisa me surpreende, mas recentemente alguém conseguiu fazer isto.
Alguém que se orgulhava ter saído de Panambi há 10 anos, vivendo em outro Estado, possuía uma ideia pronta para consertar Panambi, que na opinião desta está atrasada em 30 anos. Bem sou toda ouvidos, afinal como me foi dito naquele instante “não te conheço, nunca ouvi falar de Você”. Eu uma reles moradora de Panambi, que costuma ralar muito, estudar mais ainda e por isto sei ler bancos de dados, a Universidade me ensinou a interpretar eles, e com isto conclui que posso me orgulhar pela cidade que temos, mas acima de tudo mostra que temos desafios enormes a serem vencidos.
Na administração pública gerencial implantada na Inglaterra em 1949 e nos EUA em 1950, e que somente após a nova Constituição Brasileira começa a ser implantada na década de 1990 na Administração Pública Brasileira o que em forma de lei aconteceu em 1995 no Governo Fernando Henrique Cardoso e organizado, formatado pelo economista Bresser Pereira, que dispensa qualquer comentário, e continua sendo implantado, porém teve parte importante de sua metas abortadas como a reforma fiscal, pois somente realizamos parte da reforma administrativa.
São criados Programas de Governo especialmente nas áreas sociais capitaneados pela antropóloga de renome internacional Ruth Cardoso, que por acaso era esposa do presidente da república. Ai temos o surgimento de vários programas (Erradicação do Trabalho Infantil, Bolsa Escola entre outros) que foram fundidos no governo Lula no Bolsa família.
Programa de Governo são transversais aos Governantes e transpassam mandatos e estes não podem ser parados na troca de Governo, necessitam ser continuados a longo prazo. Projeto de Governo é uma marca especifica de um Governo como foi o caso do Projeto Emancipar o qual negociei para Panambi em 2008 no Governo Yeda e que termina este ano, pois 2011 o orçamento ainda era do Governo anterior, e assim se repete nas três esferas de Governo.
O Bolsa Escola tem como objetivo manter duas gerações de Brasileiros na ESCOLA até terminar o ensino médio. A instrução é quem vai seduzir eles a mudar de vida, e para todos os efeitos neste Programa a obrigação dos pais/mães é manter seus filhos na escola, infelizmente reprovação não é excludente do programa, mas faltar a Escola ou não comparecer aos Programas Nutricionais da primeira infância é excludente. E ai entra o papel dos VEREADORES de cada cidade, que deverão fiscalizar os inscritos no programa, pois a lista dos beneficiários é público e inclusive é informado o valor recebido por mãe.
A nós Sociedade Civil cabe agir em complementação aos Programas de Governos e para isto existe legislação que ampara as parcerias público privadas como ONG ou OSCIPS. Tenho a mesma convicção do sociólogo norte-americano Herbert Blumer de que os problemas sociais são produtos de um processo de definição coletiva na qual uma dada condição é selecionada e identificada como problema social e devemos extrair sua origem para pensar e viabilizar soluções.
Vivemos em uma sociedade onde uma classe medíocre de politiqueiros envenena algumas mídias de massas sugestionáveis, para que se transfira a quem tem dinheiro a “culpa” pelos descaminhos de nossa sociedade moderna. Odeio isto. Ter ou não ter dinheiro ou posses são resultados de decisão que foi tomada em algum momento do passado e esta responsabilidade é minha. Posso ter tomado uma decisão errada por uma visão errada ou incompleta naquele momento, porém a responsabilidade é minha.


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados