Pesquisa aponta que brasileiros mudam hábitos financeiros devido à crise - Agora Já -

Pesquisa aponta que brasileiros mudam hábitos financeiros devido à crise

11 de março de 2018

Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 72% dos brasileiros mudaram a rotina financeira por causa da crise econômica.

Com o orçamento mais curto, as famílias começaram a repensar o que era prioritário. De acordo com o levantamento, 55% dos brasileiros tiveram mais cautela e evitaram o consumo de produtos supérfluos. Esse percentual aumenta para 68% entre os mais velhos e 69% entre os pertencentes às classes A e B.

Outros 55% reduziram os gastos com lazer, enquanto 54% passaram a fazer pesquisas de preço antes de adquirir um produto. Ainda segundo a pesquisa, 52% deles ficaram mais atentos às promoções, buscando preços menores.

Segundo o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, é preciso estabelecer estratégias para conseguir diminuir as despesas.

“Fazer economia, fazer pesquisa de preço, evitar supérfluos, evitar um número grande de prestações e de despesas no cartão de crédito, que é uma coisa que afeta bastante o brasileiro e uma coisa que chama bastante atenção, que é muito importante, apesar de ser a atitude menos adotada percebida na pesquisa, que é o hábito de poupar. Isto é essencial para o futuro.”

Segundo o levantamento, entre os consumidores que disseram ter mudado os hábitos financeiros, 51% buscaram economizar nos serviços de luz, água e telefone, pensando no valor da conta; 46% substituíram alguns produtos por marcas similares mais baratas; 44% passaram a controlar os gastos pessoais e da família; e 43% passaram a evitar parcelamentos muito longos.


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.