Pesquisa reforça suspeita de que água contaminada causou surto de toxoplasmose em Santa Maria - Agora Já -

Pesquisa reforça suspeita de que água contaminada causou surto de toxoplasmose em Santa Maria



Testes com animais que ingeriram amostras de água potável mostram que todos foram infectados pelo protozoário causador da doença.

9 de outubro de 2018

Uma pesquisa encomendada por autoridades de saúde e desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) reforça a suspeita de que a água foi a fonte de contaminação do surto de toxoplasmose na cidade da Região Central do Rio Grande do Sul. Testes com animais que ingeriram amostras de água potável mostram que todos foram infectados pelo protozoário causador da doença.

A pesquisa foi feita com porcos, que foram monitorados por seis semanas. Todos receberam a mesma alimentação. Dois tomaram apenas água esterilizada. Os oito restantes tomaram água da limpeza de reservatórios que abastecem a cidade e de caixas d’água de moradores. Exames de sangue mostraram que apontaram que apenas os que tomaram a água esterilizada não foram infectados.

“Temos animais que ingeriram água potencialmente contaminada, e desenvolveram anticorpos. Se eles desenvolveram anticorpos é porque eles se infectaram, então reafirma a água como provável fonte de infecção”, explica a professora e pesquisadora da UFSM Fernanda Vogel. “No geral, não posso precisamente dizer que a fonte do surto de toxoplasmose em Santa Maria foi a água. Claro que vários indícios mostram que sim”, pondera.

Os pesquisadores ainda precisam comparar o DNA do protozoário que contaminou os porcos com os encontrados em pessoas doentes, o que deve levar mais 40 dias. Os testes em animais foram recomendados pelas autoridades de saúde porque a análise de amostra tem precisão de menos de 50%.

*G1-RS / Foto: Divulgação/DMVP/CCR/UFSM/Instituto Samitec


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.