Piratini divulga roteiro de primeira missão internacional desde o início da pandemia - Agora Já -

Piratini divulga roteiro de primeira missão internacional desde o início da pandemia

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
26 de setembro de 2021

O governo do Estado vai realizar uma missão com destino à Espanha e França na próxima semana, a primeira desde que as fronteiras foram fechadas em razão da pandemia. Neste domingo (26), o Piratini divulgou o roteiro. O objetivo da viagem é explorar oportunidades na área de inovação e abrir caminhos para privatizações e concessões do Rio Grande do Sul.

O governador Eduardo Leite e uma comitiva de secretários cumprirão, a partir do próximo sábado (2), uma série de agendas nos dois países, a primeira missão governamental internacional da gestão. Viagens anteriores do governador não contaram com comitivas, caso de passagens pelos Estados Unidos, Inglaterra e Uruguai antes da pandemia. Além dos integrantes do Executivo, a comitiva será integrada pelo prefeito Sebastião Melo, que realiza a primeira viagem internacional desde o começo de sua gestão à frente da prefeitura de Porto Alegre.

Na comitiva, também estarão presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, e o líder do governo no parlamento, deputado Frederico Antunes.

Entre os dias 4 e 6 de outubro, o grupo ficará em Madri. A principal agenda na capital da Espanha é a South Summit Madrid. Realizada entre os dias 5 e 7 de outubro, a feira é o maior evento anual do sul da Europa e reúne empreendedores, investidores, startups e corporações.

O motivo da visita é dar seguimento às tratativas, por parte do governo do Estado e da prefeitura da Capital, à realização de uma edição da feira em Porto Alegre.

— A finalidade é buscar o investimento e melhorar a vida da cidade e das pessoas. Essa é a nossa missão junto ao governo do Estado — disse à reportagem, o prefeito Sebastião Melo.

Em Madri, o governador fará uma visita ao banco Santander, cuja parceria com o Estado foi ampliada em 2020. O banco abriu uma central de atendimento remoto em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O investimento prevê a criação de 4,5 mil empregos diretos até o final deste ano.

A comitiva também visitará a sede da Iberdrola, empresa que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica, e do grupo Sacyr, que venceu o leilão da rodovia estadual RSC-287.

Já na quarta-feira (6), o grupo seguirá viagem para Barcelona, também na Espanha e, na quinta-feira (7), conhecerá o projeto [email protected], como é conhecido o Distrito de Inovação da cidade. Localizado no distrito de Sant Martí, a zona aposta em iniciativas inovadoras em tecnologia.

Por fim, na sexta-feira (8), a comitiva estará em Toulouse, no sul da França, a fim de conhecer as instalações do Centro Europeu de pesquisa e tecnologia da Transportation Technologies (HyperloopTT), que desenvolveu um trem ultrarrápido. No Rio Grande do Sul, existem tratativas para a instalação de uma rota Porto Alegre-Serra. A ideia é avançar nos estudos de viabilidade.

Em 2019, a HyperloopTT lançou o primeiro levantamento abrangente de viabilidade analisando um sistema de hyperloop, que constatou que o sistema é econômica e tecnicamente viável no Estado. Neste ano, o governo e a empresa firmaram acordo, com auxílio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de estudo inicial de viabilidade da rota Porto Alegre–Serra.

A proposta é implantar o Hyperloop na rota Porto Alegre – Caxias do Sul, passando pelas cidades de Novo Hamburgo e Gramado. Com a tecnologia, o trajeto básico poderá ser feito em 17 minutos com uma velocidade máxima de 835 km/h. Hoje, os 135 quilômetros levam cerca de duas horas de carro para serem percorridos.

Roteiro da comitiva

  • 2/10 – Saída de São Paulo a Espanha
  • 3/10 – Chegada em Madri, na Espanha
  • 4/10 – Visita ao banco Santander e à Câmara de Comércio
  • 5/10 – Visita à feira South Summit
  • 6/10 – Visita ao grupo Iberdrola e à South Summit. À noite, deslocamento para Barcelona, na Espanha
  • 7/10 – Visita ao [email protected] e à Generalitat de Catalunya e Ayuntamiento de Barcelona. À noite, deslocamento para Toulouse, na França
  • 8/10 – Visita à HyperloopTT e, à noite, retorno ao Brasil
  • 9/10 – Chegada ao Brasil

 

*Com infos de GZH


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.