Presos ganham bolsas de estudo em cursos de graduação em Passo Fundo - Agora Já -

Presos ganham bolsas de estudo em cursos de graduação em Passo Fundo



Hoje 41 pessoas privadas de liberdade têm acesso ao ensino superior no RS

Foto: Cinco bolsas serão ofertadas na modalidade de ensino híbrido Caroline Simor / Divulgação
20 de março de 2024

Uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo firmada na segunda-feira (18) vai permitir que presos frequentem o ensino superior. Hoje, 41 pessoas privadas de liberdade têm acesso a universidades no RS, por meio de acordos semelhantes.

Conforme o acordo de cooperação, a universidade oferecerá cinco bolsas integrais em cursos de graduação na modalidade híbrida. Já o processo seletivo será de responsabilidade da secretaria. O prazo de vigência será de cinco anos, a contar da data da publicação no Diário Oficial do Estado.

Segundo a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, essa é uma forma das instituições atuarem em busca da ressocialização da comunidade penal.

— Estamos trabalhando em prol da educação, da justiça, dos direitos humanos e da cidadania. Essa iniciativa talvez possa ser pequena diante da necessidade, mas é um ato que simboliza o nosso compromisso com o desenvolvimento das pessoas que estão privadas de liberdade — disse.

A iniciativa teve início em 2021, quando uma equipe da Polícia Penal fez contato com instituições de ensino, buscando as permissões de cooperação e acesso à formação superior para as pessoas privadas de liberdade, como explicou o Superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz.

— Estamos assinando o sétimo acordo de cooperação, com mais cinco vagas de curso superior para os apenados. Atualmente, nós temos 41 presos já fazendo esse estudo através de bolsas por todo o estado. Outros 48 estão estudando porque atingiram as notas e tiveram acesso pelo Enem. Essa realidade representa a mudança que queremos para a Polícia Penal e é resultado de um trabalho coletivo — frisou.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do RS, Luíz Henrique Viana, reiterou que são as pessoas quem inspiram as instituições para que elas sejam melhores.

— Essa integração entre instituições é fundamental e feita por pessoas, que têm uma capacidade imensa de transformar e mudar as coisas por amor. Mais do que pela função, pela obrigação, pelo dever, mas pelo amor. Assim, projetos como esse são consolidados e conseguimos com que o mundo seja um lugar melhor— considerou Viana.

Fonte : GZH 
Foto : Caroline Simor / Divulgação

 


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados