Previsão do tempo no RS: Inmet alerta para risco de temporais nesta quarta-feira - Agora Já -

Previsão do tempo no RS: Inmet alerta para risco de temporais nesta quarta-feira



Segundo o instituto, precipitações podem chegar acompanhadas de vento forte, descargas elétricas e queda de granizo

Foto: AJ Divulgação
8 de junho de 2021

A quarta-feira (9) será marcada por tempo instável no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, áreas de instabilidade de altitude conhecidas como “cavado” (combinadas com o vento úmido que sopra do oceano em direção à costa gaúcha) devem provocar precipitações fortes em pontos da Serra, da  Campanha e das regiões central e norte gaúchas. Os maiores acumulados do Estado estão previstos para o Litoral Norte, em municípios como:

  • Morrinhos do Sul: 44mm (40% de todo o volume de chuva esperado para junho no município).
  • Tramandaí: 40mm  (40% de todo o volume de chuva esperado para junho no município).
  • Xangri-lá: 24mm  (40% de todo o volume de chuva esperado para junho no município).
  • Três Cachoeiras: 24mm (40% de todo o volume de chuva esperado para junho no município).
  • Torres: 24mm  (40% de todo o volume de chuva esperado para junho no município).

Segundo a Somar, o dia deve ter sol entre nuvens, sem registro de chuva, apenas na Fronteira Oeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, emitiu alerta de tempestade para praticamente todo o território gaúcho (incluindo a Fronteira Oeste, mas descartando o extremo sul do Estado, conforme mostra o mapa). O instituto chama atenção para o risco de chuva forte,  eventual queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento (de até 100 km/h)   —  com potencial transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações. Além disso, a Marinha Brasileira destaca a tendência de ressaca no mar, cujas ondas podem alcançar até 2,5 metros de altura no Litoral Norte.

Em Panambi, a variação térmica fica entre 13°C e 22°C.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta quarta-feira (9):

Região Metropolitana: a quarta-feira (9) terá chuva intercalada com períodos de céu nublado. Há alerta de temporal para a região, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento (de até 100 km/h). Em Esteio, os termômetros variam de 15°C a 21°C.

Serra gaúcha: a quarta-feira (9) terá chuva intercalada com períodos de céu nublado. Há alerta de temporal para a região, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento (de até 100 km/h). Em Vacaria, os termômetros variam de 13°C a 19°C.

Litoral Norte: a quarta-feira (9) terá chuva intercalada com períodos de céu nublado. Há alerta de temporal para a região, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento (de até 100 km/h). Em Torres, os termômetros variam de 15°C a 18°C.

Litoral Sul: a quarta-feira (9) terá chuva intercalada com períodos de céu nublado. Há alerta de temporal para a região, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento (de até 100 km/h). Em Rio Grande, os termômetros variam entre 15°C e 19°C.

Região Norte: a quarta-feira (9) terá chuva intercalada com períodos de céu nublado. Há alerta de temporal para a região, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento (de até 100 km/h). Em Passo Fundo, os termômetros variam de 13°C a 20°C.

Região Noroeste: a quarta-feira (9) terá chuva intercalada com períodos de céu nublado. Há alerta de temporal para a região, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento (de até 100 km/h). Em Cruz Alta, os termômetros variam de 14°C a 19°C.

Região Sul: a quarta-feira (9) terá chuva intercalada com períodos de céu nublado. Há alerta de temporal para a região, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento (de até 100 km/h). Em Canguçu, os termômetros variam de 11°C a 16°C.

Região Central: a quarta-feira (9) terá chuva intercalada com períodos de céu nublado. Há alerta de temporal para a região, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento (de até 100 km/h). Em Santa Maria, os termômetros variam de 13°C a 20°C.

Campanha gaúcha: a quarta-feira (9) terá chuva intercalada com períodos de céu nublado. Há alerta de temporal para a região, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento (de até 100 km/h). Em Candiota, os termômetros variam de 13°C a 17°C.

Fronteira Oeste: de acordo com a Somar Meteorologia, a quarta-feira (2) será de tempo firme, com sol entre nuvens. O Instituto Nacional de Meteorologia, no entanto, incluiu a região no alerta de tempestade emitido para o Estado. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 13°C a 20°C.

 

*Fonte: GaúchaZH


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.