Previsão do tempo no RS: novo ciclone extratropical atinge o Estado nesta terça-feira - Agora Já -

Previsão do tempo no RS: novo ciclone extratropical atinge o Estado nesta terça-feira



Fenômeno não será tão forte quanto o registrado na semana passada, mas também deve provocar chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas em todo o território gaúcho

Foto: Arquivo Agora Já
6 de julho de 2020

Nesta terça-feira (7), a formação de um novo ciclone extratropical deve provocar temporais  em todo o Rio Grande do Sul. No entanto, segundo a Somar, o fenômeno não será tão intenso quanto o ciclone-bomba registrado na semana passada. Ainda assim, pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento que podem passar de 80 km/h, estão previstas para todas as regiões gaúchas, a qualquer hora do dia.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para toda a metade norte do Estado, abrangendo Serra, Região Metropolitana e regiões central e noroeste do RS, além de parte da Fronteira Oeste e do Litoral Norte. O instituto chama a atenção para o risco de grandes volumes de chuva, vento de até 100 km/h e eventual queda de granizo nessas áreas, cenário que pode causar corte na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Segundo a Somar, condições semelhantes são esperadas na Metade Sul, mas com acumulados menores em relação à Metade Norte.

As temperaturas seguem baixas. A mínima desta terça (7) no Estado, 4°C, está prevista para municípios como Lavras do Sul, na região central do RS, e Jaguarão, no sul gaúcho. A máxima é esperada em Marcelino Ramos, no norte do Estado: 21°C. Em Panambi, os termômetros variam entre 11°C e 15°C.

Na quarta-feira (8), o ciclone já deve estar em alto mar, mas o tempo continua instável no Rio Grande do Sul. São esperadas pancadas moderadas de chuva em todas as regiões gaúchas. Na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral, o vento forte persiste. A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca no mar, com aviso de ondas que podem alcançar três metros de altura.

O frio continua. Em Passo Fundo, no norte gaúcho, deve ser medida a menor temperatura do dia no Estado, 3°C.  A máxima está prevista para Santa Maria, na região central do RS: 15°C. Na Capital, os termômetros oscilam entre 7°C e 14°C.

Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:  

Região Metropolitana: a terça-feira (7) terá tempo fechado, com previsão de chuva intensa, descargas elétricas e vento forte. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para a região, chamando a atenção também para o risco de queda de granizo. Em Sapucaia do Sul, os termômetros variam entre 8°C e 16°C.

Serra gaúcha: a terça-feira (7) terá tempo fechado, com previsão de chuva intensa, descargas elétricas e vento forte. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção também para o risco de queda de granizo. Em São José dos Ausentes, os termômetros variam entre 7°C e 11°C.

Litoral Norte: a terça-feira (7) terá tempo fechado, com previsão de chuva intensa, descargas elétricas e vento forte. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para parte da região, chamando a atenção também para o risco de queda de granizo. Em Torres, os termômetros variam entre 10°C e 18°C.

Litoral Sul: a terça-feira (7) terá tempo fechado, com previsão de chuva intensa, descargas elétricas e vento forte. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 10°C e 12°C.

Região Norte: a terça-feira (7) terá tempo fechado, com previsão de chuva intensa, descargas elétricas e vento forte. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para a região, chamando a atenção também para o risco de queda de granizo.  Em Passo Fundo, os termômetros variam entre 10°C e 15°C.

Região Noroeste: a terça-feira (7) terá tempo fechado, com previsão de chuva intensa, descargas elétricas e vento forte. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para a região, chamando a atenção também para o risco de queda de granizo.  Em Santo Ângelo, os termômetros variam entre 11°C e 14°C.

Região Sul: a terça-feira (7) terá tempo fechado, com previsão de chuva intensa, descargas elétricas e vento forte. Em Canguçu, os termômetros variam entre 8°C e 11°C.

Região Central: a terça-feira (7) terá tempo fechado, com previsão de chuva intensa, descargas elétricas e vento forte. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para a região, chamando a atenção também para o risco de queda de granizo. Em Cruz Alta, os termômetros variam entre 8°C e 12°C.

Campanha gaúcha: a terça-feira (7) terá tempo fechado, com previsão de chuva intensa, descargas elétricas e vento forte. Em Dom Pedrito, os termômetros variam entre 9°C e 10°C.

Fronteira Oeste: a terça-feira (7) terá tempo fechado, com previsão de chuva intensa, descargas elétricas e vento forte. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para parte da região, chamando a atenção também para o risco de queda de granizo. Em Quaraí, os termômetros variam entre 7°C e 11°C.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades:

Capital: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 9°C e máxima de 14°C.
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 8°C e máxima de 12°C.
Caxias do Sul: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 9°C e máxima de 12°C.
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 6°C e máxima de 12°C.
Santa Rosa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 15°C.
Erechim: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 18°C.
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 9°C e máxima de 12°C.
Torres: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 18°C.
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 12°C.
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 7°C e máxima de 14°C.
Passo Fundo: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 15°C.
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 8°C e máxima de 9°C.
Tramandaí: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 8°C e máxima de 16°C.
Xangri-Lá: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 7°C e máxima de 16°C.
Capão da Canoa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 7°C e máxima de 17°C.
São Borja: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 9°C e máxima de 12°C.

 

*GaúchaZH


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.