Provas práticas do Detran terão filmagem, biometria e monitoramento em tempo real - Agora Já -

Provas práticas do Detran terão filmagem, biometria e monitoramento em tempo real

Foto:
1 de novembro de 2012
O Detran/RS anunciou que prepara uma licitação para compra de equipamentos que vão qualificar os exames práticos de direção no Estado. As provas terão identificação biométrica do candidato, câmeras com capacidade para filmar dentro e fora do veículo, registrando todas as etapas da prova, além de tablets onde serão registradas as faltas e resultados, eliminando os formulários em papel. As imagens serão monitoradas pelo Detran/RS através de uma central e arquivadas como prova da legitimidade do resultado.
A iniciativa pioneira do Rio Grande do Sul tem como objetivo dar transparência total ao processo, padronizando os procedimentos dos examinadores e evitando fraudes. O candidato também poderá entrar com recurso caso discorde do resultado.
O novo processo se iniciará com a identificação biométrica do candidato, através de sua impressão digital. Seus dados serão registrados em um tablet pelo examinador diretamente no sistema. Durante a prova, o examinador preencherá o check list com as faltas e acertos executados pelo candidato. O percurso e a velocidade do veículo também serão monitorados através do equipamento e o Detran/RS poderá acompanhar as provas em tempo real.
O prazo para implantação do novo processo depende da licitação, que está em fase de finalização do edital.
— Essa tecnologia vai qualificar o processo de exames de forma inédita. Iniciará de forma piloto em Porto Alegre, e após os ajustes necessários, se estenderá para todo o Estado — explicou o Presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos.

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.