Psicoterapia Infantil e seus benefícios. Quando procurar ajuda para seu filho? - Agora Já -

Psicoterapia Infantil e seus benefícios. Quando procurar ajuda para seu filho?

Foto:
21 de agosto de 2017

A psicoterapia infantil pode ser realizada em crianças de qualquer idade e tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida da criança, proporcionando uma infância mais saudável. Diferentemente do adulto, que consegue compreender o que está acontecendo as crianças utilizam outros métodos de comunicação para demonstrar quando algo não vai bem, assim, através do trabalho com os pequenos buscar-se-á sempre ajudar a identificar os medos e dificuldades para superação dos sentimentos e sensações que incomodam a criança.

A psicoterapia com crianças também é um espaço destinada aos pais ou responsáveis, pois muitas vezes precisam de uma orientação de como agir e lidar com acontecimentos que envolvem as crianças, auxiliar os pais na diminuição da angustia frente algumas dificuldades é importante. O intuito do acompanhamento psicológico permanece sendo o bem-estar familiar, a prevenção e solução de problemas, buscando para pais e criança alívio e diminuição da sobrecarga psíquica.

Muitas vezes bate a dúvida sobre procurar um psicólogo. Diversos sinais podem indicar que a criança esta precisando de ajuda especializada. A necessidade da psicoterapia pode ser percebida tanto pelos pais, professores, médicos ou outras pessoas que convivem com a criança, porém somente um profissional da área poderá avaliar se a criança precisa do tratamento, por isso é comum iniciar o processo com entrevistas iniciais com os pais, para avaliar o caso e a necessidade de cada criança para o acompanhamento psicológico. Também poderão ser convidadas a participar do processo outras pessoas que tenham convívio ou influência sobre a criança.

Dentre os indicativos para procurar um psicólogo pode-se citar: Choro persistente, comportamento agressivo, angústia, tristeza, agitação ou insegurança em excesso. Comportamentos repetitivos (por ex., lavar as mãos, organizar, verificar) ou ainda tiques motores. Impacto da ausência de um dos pais, perdas ou ainda o nascimento de um novo irmão também podem fazer com que a criança precise de um acompanhamento. Comportamentos de isolamento, dificuldades de socialização ou ainda que indiquem uma sexualidade precoce. Problemas associados ao sono, alimentação (ex. compulsão alimentar) e a fala. Problemas relacionados a incontinência da urina (enurese) e incontinência fecal (encoprese). Dificuldades na aprendizagem e falta de concentração também podem indicar a necessidade da busca do profissional psicólogo.

A psicoterapia é em muitos casos uma alternativa ideal sendo vários os aspectos positivos, sobretudo, resolver os conflitos internos e externos que provocavam uma perturbação emocional ou física, promovendo assim o alívio dos sintomas e a longo prazo proporcionando benefícios no desenvolvimento da vida, permitindo à criança trilhar um caminho próprio e independente.

Em se tratar da infância onde o desenvolvimento de muitas estruturas físicas e mentais se dá de modo acelerado é necessário que se tenha conhecimento da imprescindível importância da intervenção precoce, a neuroplasticidade também conhecida como plasticidade neuronal que refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se está maior na infância, por isso, muitas vezes o adiamento de um tratamento especializado pode trazer consequências para o desenvolvimento da criança. Ao perceber necessidade da psicoterapia infantil, procure um psicólogo (a)!

 

Ciana Dill

Psicóloga | CRP 07/23963

Psicóloga de crianças, adolescentes e adultos

Fone (55) 99968-0733 | WhatsApp (55) 99161-7086

Rua Alfredo Brenner, nº 435 – Centro – Panambi/RS (em frente ao CEP)


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.