Qual é a real porta de entrada para as drogas? - Agora Já -

Qual é a real porta de entrada para as drogas?

28 de dezembro de 2017

Durante muitos anos, sempre houve a discussão sobre qual é a porta de entrada para as drogas, o que leva um indivíduo ao uso de drogas “pesadas” como Crack, Heroína , Ecstasy e outras drogas que levam a danos profundos na vida da pessoa afetada como todas as consequências já citadas nas colunas. Mas ainda fica em aberto a discussão de qual seria a porta de entrada para o “fundo do poço”, e é sobre isso que vamos discutir hoje.

Primeiramente há algumas considerações há fazer sobre os Facilitadores, os facilitadores são tanto fatores psíquicos quanto sociais, que atuam sobre o indivíduo em questão. Eles podem ser por exemplo: * Transtornos psiquiátricos já existentes como depressão, paranóia, ansiedade e entre outros. • Fatores de ambiente como problemas familiares, falta de diálogo em casa, dificuldade no convívio. • Fatores de ambiente como local de estudo, trabalho, ou moradia com alto índice de usuários. • Uso de outras drogas “leves”(mas que mesmo assim viciam e podem produzir vários problemas) como álcool ou maconha de maneira recreativa, podendo levar a um estado onde o julgamento se encontra prejudicado.

Esses facilitadores são basicamente as “portas” de entrada para o consumo abusivo de substâncias , e podem levar o indivíduo num ciclo onde a fissura pela droga mais “leve” o deixa cada vez mais instável psicologicamente e consequentemente essa instabilidade leva ao consumo de drogas mais “pesadas” para saciar suas necessidades.

O importante no meio de tudo isso é saber identificar esses sinais e se prevenir antes que os danos se tornem maiores, mas fazer essas intervenções nem sempre será fácil , é necessário ser capaz de provar ao dependente que ele está em um ponto que está perdendo o controle e que aquilo está afetando o desempenho e relações no dia-a-dia.

 

*Solano Franke – Estudante de Psicologia


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados