Reprovações na habilitação para ser motorista. Você sabia que aspectos psicológicos podem estar impedindo você de passar no exame? - Agora Já -

Reprovações na habilitação para ser motorista. Você sabia que aspectos psicológicos podem estar impedindo você de passar no exame?

12 de Janeiro de 2018

O ato de dirigir não é simples, pois envolve um complexo processo de interação das funções psicológicas e cognitivas. A multiplicidade dos fatores envolvidos influenciam o comportamento dos indivíduos, pois ao dirigir os motoristas estão expostos ao trânsito e seus fatores de risco, precisam fazer uso de mecanismos da memória, atenção, tomada de decisões em um ambiente repleto de informações.

Tirar a carteira de motorista também tem um significado diferente e bastante subjetivo para cada pessoa, podendo representar maior independência, ou ainda autonomia e uma necessidade. Para muitas pessoas o sonho de obter a primeira carteira de motorista acaba virando um longo e custoso pesadelo, a ansiedade, o medo da avaliação ao “provar” que você sabe dirigir para uma examinador e desconforto na hora do teste são alguns dos fatores que fazem algumas pessoas reprovarem.

Muitas podem ser as explicações para as reprovações, ainda assim os aspectos psicológicos como a ansiedade e o nervosismo parecem ser determinantes para o alto índice de reprovação nos testes. Há pessoas ainda que possam ter passado por um evento estressante no trânsito, perda ou acidentes de familiares que pode inconscientemente estar implicado na reprovação. Motoristas críticos excessivamente na família também podem atrapalhar, pois situações como essas podem criar na mente a crença de que você não é capaz, não é bom o suficiente, não consegue prestar atenção aos detalhes ou ainda que não é seguro dirigir, dentre outros.

A famosa ansiedade é uma resposta natural do nosso organismo frente a algumas situações importantes na vida. As situação em que somos avaliados costumam gerar algum nível de ansiedade, dentre elas a situação da prova prática de direção veicular. Porém o sujeito que acaba tendo níveis de ansiedade elevados são prejudicados na execução de uma boa prova, já que em níveis elevados a ansiedade pode levar a comportamentos de fuga, falhas de memória, dificuldades de atenção, concentração, tremores ao candidato, dentre outros.

Se você não está conseguindo passar no exame para carteira de motorista não se sinta envergonhado, pois os motivos de você não passar podem estar fora do seu controle neste momento. Por isso, você pode buscar ajuda de um psicólogo (a) para lhe ajudar, como já falamos do ponto de vista psicológico muitos são os fatores

preponderantes que podem influencia para a reprovação ligados ao sujeito e seu estado emocional do que a parte técnica do instrutor (embora ela seja fundamental).

Quando a barreira está na ansiedade excessiva e outras questões emocionais a psicologia através do processo de psicoterapia pode ajudar o candidato a controlar a angústia, reconhecer os sinais que desencadeiam as situações estressantes e os significados subjetivos envolvidos do desejo de fazer a carteira.

Muitas pessoas que reprovaram na carteira chegam ao psicólogo buscando resultados imediatos, é preciso lembrar que a psicoterapia é um processo e por isso mesmo, trabalha respeitando as demandas do paciente o tempo necessário para cada sujeito pode ser diferente. Por isso se você sente que esta bem tecnicamente, mas mesmo assim não consegue passar na prova busque ajuda profissional, a psicoterapia pode ser uma ótima aliada neste momento tão importante.

 

Ciana Dill – Psicóloga de crianças, adolescentes e adultos
Especialista em problemas do desenvolvimento na infância e adolescência | Formação em processos do luto e da perda
Fone (55) 99968-0733 | WhatsApp (55) 99161-7086
Rua Alfredo Brenner, nº 435 – Centro – Panambi/RS (em frente ao CEP)


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados