Rio Grande do Sul ganha novo sistema de prevenção de raios - Agora Já -

Rio Grande do Sul ganha novo sistema de prevenção de raios

Foto:
10 de setembro de 2012
A partir desta semana o Rio Grande do Sul passa a fazer parte da nova Rede Brasileira de Detecção de Raios. A tecnologia permite aprimorar a previsão do tempo e prever catástrofes naturais.
Por causa da posição geográfica, o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com a maior incidência de raios. O município de Santo Cristo, na Região Noroeste do estado, é onde o fenômeno é mais comum.
“Eu perdi um irmão que o raio matou ele, na roça. Quando está trovejando eu não saio, fico dentro de casa”, contou a aposentada Cecília Krindges.
A igreja do munício conta com dois para-raios. Mas nem assim fica livre das descargas elétricas. “O reboco chegou a cair e precisou ser refeito. Então, existe a estrutura de proteção, mas é intensa realmente a quantia de raios que aqui ocorre”, relatou Jorge Nonechacher, coordenador administrativo da igreja.
Fenômenos como esse, que causam prejuízos, a partir de agora vão servir para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) antecipar eventos climáticos como tempestades e tornados. Também passa a ser mais um aliado para a previsão do tempo.
“Essas descargas que acontecem dentro das nuvens, elas estão intimamente ligadas com a quantidade de gelo dentro das nuvens e tem um vínculo com tempestades de granizo, fortes vendavais e chuvas intensas. Nós vamos poder melhorar a previsão do tempo, mas não a previsão do tempo comum, vamos melhorar a previsão do tempo severo, que realmente causa problemas no estado”, explicou Osmar Pinto Júnior, diretor da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas.
Antenas de menos de dois metros de comprimento serão instaladas em prédios. Elas são capazes de detectar descargas elétricas em um raio de 600 km. As informações são transmitidas pela internet até a central do INPE, em São José dos Campos, em São Paulo, onde são analisadas por meteorologistas, pesquisadores e operadores. Seis cidades gaúchas vão receber o equipamento.

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.