RS ainda pode ter temporal nesta sexta, mas tempo abre no fim de semana - Agora Já -

RS ainda pode ter temporal nesta sexta, mas tempo abre no fim de semana

16 de dezembro de 2011

Um ciclone extratropical e um vórtice ciclônico permanecem próximos da costa do Rio Grande do Sul, deixando a atmosfera instável, com potencial para novos temporais nesta sexta-feira. A partir de amanhã o ciclone deve se afastar e a chance de chuva diminui no final de semana.
A sexta-feira começou com chuva na Campanha e no sul do Estado, entre Bagé e Canguçu, e entre Rio Grande e Mostardas de acordo com o radar meteorológico da Aeronáutica. Já no Centro, Oeste e Norte do RS, havia poucas nuvens no início do dia.
Há previsão de chuva hoje para praticamente todo o Estado, com exceção do extremo Oeste. Como nos últimos dias, as pancadas de chuva são passageiras e de baixo volume acumulado, porém segue o risco de vento forte e granizo. Como essas pancadas de chuva são alternadas com abertura de sol, a temperatura sobe e deve ficar em torno de 27ºC na maior parte do Estado, e um pouco mais baixa, em torno de 24ºC, na faixa leste entre a Serra, o Sul e a Campanha.
Os ventos de quadrante sul gerados pelo ciclone deixam a temperatura relativamente baixa. Em São José dos Ausentes, na Serra, fez 8,2ºC com sensação de 6ºC, segundo a Somar, enquanto no Chuí fez 19,2ºC. Em Porto Alegre, a mínima registrada pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi 16,7ºC.

Como fica o tempo no fim de semana:

Neste sábado o ciclone extratropical começa a se afastar do continente. No Rio Grande do Sul ainda ocorre variação de nuvens associada à propagação de áreas de instabilidade. Segundo o meteorologista Cléo Kuhn, pode ocorrer chuva fraca em praticamente todo o Estado, especialmente à tarde, exceto no Oeste e na divisa com Santa Catarina, mas o sol aparece e deve provocar rápida elevação da temperatura. O tempo, porém, continua ventoso e a sensação térmica será menor. A máxima pode chegar a 30ºC no Noroeste.
No Litoral, o vento forte em alto mar ainda exige cautela à navegação. Em Torres, previsão de ondas em torno de um metro de altura. Em Rio Grande, ondas em torno de dois metros, ainda com possibilidade de ressaca.
No domingo uma massa de ar seco deixa o tempo firme em praticamente todo o Estado e garante um dia ensolarado, com chance de chuva apenas no Sul. O ciclone extratropical se distancia do continente e a intensidade do vento diminui em relação ao sábado.
Em Panambi, o sol aparece em menor intensidade que nos últimos dias e a tendência é que a temperatura deverá se elevar no decorrer do período, existindo a possibilidade de precipitações, estas porém em volume modesto.


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados