RS deve receber R$ 10 milhões para afetados pelas chuvas
O Rio Grande do Sul deve receber R$ 10 milhões do Governo Federal para atender a população afetada pelos temporais da última semana no Estado. O governador do Estado, Tarso Genro, se reuniu com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Porto Alegre. No encontro, o chefe do Executivo gaúcho fez o pedido dos recursos. O dinheiro será utilizado para compra de materiais como telhas, colchões e cestas básicas.
A expectativa é que o valor seja repassado até a próxima sexta. Assim que a verba for liberada, o governo do Estado fica responsável pela compra dos itens. A Defesa Civil será encarregada de distribuir os produtos às famílias atingidas.
Os temporais, com fortes chuvas e ventos, decorrentes de um ciclone que se formou no Rio da Prata na semana passada, afetaram mais de 50 cidades gaúchas. Os maiores prejuízos ocorreram com a chuva de granizo, que destelhou centenas de casas em várias localidades. Ao todo, 194.271 pessoas foram prejudicadas, sendo que mais de 30 mil precisaram sair de casa.
Entre as cidades atingidas pelos temporais, Inhacorá, na região do Celeiro, decretou estado de calamidade pública, outras 42 encaminharam decretos de situação de emergência e 15 emitiram Notificações Preliminares de Desastre (Nopreds).