Tricolor tem a terceira melhor campanha geral
Foto: Monsalve marcou o gol no empate com o Juventude.
Jonathan Heckler / Agencia RBS O Grêmio encerrou a fase classificatória do Gauchão 2026 na liderança do Grupo B e com a terceira melhor campanha no geral. Agora, enfrentará o Novo Hamburgo em busca de uma vaga na semifinal.
A partida única ocorre no próximo sábado (7), às 18h30min, na Arena. Quem vencer, avança. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
O Tricolor tem 10 pontos. Avançando à semi, chegará, no mínimo, a 11. Neste ano, a somatória de pontos da primeira fase e do jogo das quartas definirá os enfrentamentos das semifinais. Entenda abaixo qual a situação dos prováveis rivais no próximo mata.
Impossível. Caso ambos avancem, o Colorado seguirá com a melhor campanha (16 ou 18 pontos). O Grêmio, na pior das hipóteses, terminará com o terceiro lugar geral, inviabilizando um Gre-Nal nas semis.
Se comprovar o favoritismo diante do São José, no Jaconi, o Alviverde deve enfrentar o Grêmio no próximo mata-mata. Caso ambos tenham o mesmo resultado (vençam ou empatem), permanecerão em segunda e terceira posições gerais, respectivamente, com o jogo de volta em Caxias do Sul.
Para trazer o eventual duelo decisivo para a Arena, o Grêmio precisa vencer e o Juventude empatar.
Para que não se enfrentem, o Inter teria de ser eliminado pelo São Luiz. Assim, Juventude ou Grêmio assumiriam a liderança geral.
Se eliminar o Juventude com vitória, é o adversário em potencial do Grêmio, projetando que o Tricolor vença o NH. Caso o Zeca avance nos pênaltis, chegará a 10 pontos e assumirá o terceiro lugar, desde que o Caxias não vença. Neste caso, no critério de vitória, o clube grená seria o terceiro e o São José o quarto.
Agora, se o Zeca vencer e o Tricolor empatar, será o vice-líder, alcançando 12 pontos e levando ao Passo D’Areia o jogo da volta.
Para que não se enfrentem, o Inter teria de ser eliminado pelo São Luiz. Assim, São José ou Grêmio assumiriam a liderança geral.
Dos dois, o Caxias é o que tem chance maior de pegar o Grêmio. Mesmo assim, o cenário não é dos mais prováveis:
Neste caso, o Grená seria terceiro colocado e duelaria com o Grêmio na semifinal.
Em relação ao Ypiranga, as chances são mínimas. Teria de contar com esses resultados:
As chances de Caxias ou Ypiranga enfrentarem o Grêmio aumenta se o Inter for eliminado. Neste caso, o que pode acontecer:
Ou, ainda:
O time de Ijuí pode ser rival do Grêmio se eliminar o Inter. Mas, para isso, também precisará acontecer uma série de resultados:
A outra possibilidade seria assumir o terceiro lugar. Para isso, o que precisaria acontecer:
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065