Secretaria de Saúde realizará dia “D” de vacinação contra gripe e sarampo no próximo sábado (30) - Agora Já -

Secretaria de Saúde realizará dia “D” de vacinação contra gripe e sarampo no próximo sábado (30)

Foto: Divulgação/Prefeitura de Panambi
28 de abril de 2022

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, realizará no próximo sábado (30) o dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe (influenza) e o sarampo para crianças de 6 meses à 4 anos 11 meses e 29 dias de idade. Esta campanha estava marcada para começar a partir de 3 de maio, a estratégia foi antecipada em virtude da crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde por quadros clínicos respiratórios.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) tem como meta vacinar 90% do público desta faixa etária no Rio Grande do Sul, estimado em 620 mil crianças. Em Panambi a quantidade estimada é de 2.603 crianças.

Diante disso, no próximo sábado (30) a SMS estará abrindo extraordinariamente as Salas de Vacinas das ESFs Alto Paraíso, Arco-Íris, Centro, Esperança, Piratini e 12 de Outubro, no horário das 8h às 17, sem fechar ao meio-dia, para as vacinas da gripe e do sarampo.

É importante salientar que caso a criança esteja fazendo neste ano pela primeira vez a vacinação contra a gripe (influenza), deverá fazer duas doses, com 30 (trinta) dias de intervalo, porém, caso a criança foi vacinada contra a gripe em algum outro ano, o esquema é de dose única, assim como é para as demais idades. A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), produzida pelo Instituto Butantan, tem a formulação constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra novas cepas do vírus.

Além das crianças também poderão ser imunizados os trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, sendo um público estimado em 8.145 pessoas que fazem parte da estimativa populacional informada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Pensando em oportunizar mais um local para a vacinação contra a influenza (gripe) a SMS irá disponibilizar também o Auditório da SMEC, situado na rua Andrade Neves, nº 594, bairro Centro, no próximo sábado (30) das 8h às 16h sem fechar ao meio-dia, para os públicos-alvos: trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas. Salientando, que neste local somente estará disponível a vacina contra a influenza (gripe). Lembrando que será necessário comparecer com os documentos de identificação e a carteira de vacinação.

Segundo o Secretário de Saúde, Romário Heitor Malheiros e o Prefeito Daniel Hinnah, a iniciativa de antecipar a imunização de crianças e idosos tem fundamental importância, haja visto que diante desta variação de temperatura nos últimos dias e que deverá se acentuar com a chegada do inverno, a SMS está agindo de forma a garantir a redução dos casos de síndromes respiratórias, o que não tratado sobrecarrega a rede municipal de saúde.

 

 

*Fonte/Texto: Comunicação Prefeitura de Panambi


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.