Secretaria Municipal de Saúde, promove treinamento de pessoal que atua nos serviços de urgência e emergência. - Agora Já -

Secretaria Municipal de Saúde, promove treinamento de pessoal que atua nos serviços de urgência e emergência.



Samu, Pronto Atendimento Municipal e Corpo de Bombeiros Militar participaram por dois dias de treinamento ministrado pelo Seters.

Foto:
26 de setembro de 2021

Quem passou pela Praça Engenheiro Walter Faulhaber, na tarde da última quinta-feira(23) foi surpreendida por uma atividade de treinamento que em foi realizada, simulando o atendimento de uma ocorrência de emergência em acidente de veículo.

O trabalhador que desempenha atividades na área da saúde invariavelmente se depara com situações que exigem decisões imediatas, racionais e antes de mais nada, legais. Destes profissionais são cobrados e exigidos a cada vez mais, uma prestação adequada e eficiente.

Dentro desta visão a Secretaria Municipal de Saúde de Panambi, sob a responsabilidade do Secretário Romário Heitor Malheiros e da Secretária Adjunta Lara Dinis da Rosa Marques, promoveu em Panambi, um Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH)  e Suporte Básico de Vida (SBV). Este curso foi ministrado pelo Seters Treinamento em Emergência e Saúde, de Santa Maria.

Estiveram envolvidos os profissionais que atuam no SAMU; no Pronto Atendimento Municipal (Pronto Socorro) e, no Corpo de Bombeiros Militar de Panambi. Foram desenvolvidas atividades teórico e práticas, com simulações de situações de urgência e emergência, nos dias 22 e 23 de setembro, (quarta e quinta-feira) cujo encerramento se deu com uma simulação de atendimento de acidente, com a colocação de um veículo acidentado em frente ao Palanque Oficial da Praça Engenheiro Walter Faulhaber e acionados os aparatos necessários para o socorro.

Conforme o enfermeiro Eduardo de Campos, durante o curso as turmas passam por práticas e simulações, como no caso do SBV – Suporte Básico de Vida, onde as equipes atendem a situações de atropelamento, colisões, quedas de altura, e espancamento, dentre outras. Desta forma, o curso também foca no fortalecimento do trabalho em equipe, envolvendo desde o condutor ao técnico em enfermagem/enfermeiro.

Nossa reportagem entrou em contato com uma pessoa que participou do curso, e esta preferiu não ter sua identidade revelada, mas informou que esta atividade é importantíssima e que em anos de profissão na área de saúde pública, jamais havia participado de algo de tamanha magnitude em Panambi. Este curso ofereceu suporte básico, com objetividade e clareza objetivando materializar situações reais que são enfrentadas no dia a dia do atendimento científico ou tecnológico, respeitando os protocolos mundiais atualizados, e, com simulações realísticas.

A busca do envolvimento destas três áreas de atuação em treinamentos é uma demonstração de comprometimento do Secretário Romário Malheiros e da Secretária Adjunta Lara, com a comunidade Panambiense no atendimento de urgências, emergências em suas necessidades básicas. Panambi encontra-se em um entroncamento rodoviário com duas BRs 158 e 285 através das quais milhares de veículos transitam e potencializam situações para a ocorrências de acidentes de trânsito e é preciso que o pessoal de saúde esteja preparado, qualificado e equipado.

Este slideshow necessita de JavaScript.


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.