Na segunda-feira(24) o Sr. Ezauri Eich, dissertou sobre a mais meritória das virtudes – a caridade.
Foto: Encerrando a série de quatro palestras comemorativas a passagem dos seus 36 anos de existência em Panambi, a Sociedade Espírita Cristo Amor e Caridade, trouxe à nossa cidade o presidente da UME-Cruz Alta, Sr. Ezauri Eich, o qual dissertou sobre o tema “A Mais Meritória das Virtudes – A Caridade”.
O preletor foi apresentado pelo Dr José Francisco de Amaral, vice-presidente da Casa Espírita Cristo Amor e Caridade.
Utilizando-se de uma didática muito objetiva e clara, o preletor iniciou destacando a questão 893 do Livro dos Espíritos, discorreu sobre a Caridade traçando um paradoxo entre a avareza e a prodigalidade. A caridade é, segundo Ezauri, a vivência em seu ponto médio, o ato racional, já o vício seria o ato irracional.
Ezauri Eich ressalta que o paradigma “caridade” desvela que a avareza gera mesquinhez e a prodigalidade gera desperdício. A virtude é portanto, a vivência em seu ponto médio. Não se pode ter nenhum interesse oculto ao se praticar a caridade.
O verdadeiro sentido da palavra caridade, como ensinado por Jesus, baseia-se em três pilares, conforme prescrito na questão 886 do Livro dos Espíritos, de Allan Kardec: a Benevolência para com todos; a Indulgência com imperfeições alheias e, o Perdão das Ofensas, máxima simplificada como BIP.
A doutrina espírita prega que a caridade vai muito além da assistência material. A visão empírica da caridade segundo o espiritismo é a síntese de todos os deveres do ser humano em relação ao seu semelhante e o caminho para o progresso espiritual.
O preletor Ezauri deixou uma mensagem muito clara de que, sempre devemos buscar um nivelamento ao mundo daqueles a quem se pretende prestar a caridade, de forma que não seja interpretado como uma simples esmola e sim, mostrar que se importa com o próximo pelo ser humano que é e não pela sua necessidade.
No final da palestra, Ezauri apresentou um vídeo buscando levar cada um a reflexão lógica de como se deve agir ao prestar assistência a outras pessoas, deixando a clara lição de que ninguém é tão pobre que não tenha nada a dar e também, que ninguém é tão rico que não precise de auxilio em determinadas situações. O vídeo de um cruz-altense, radicado no Paraná Plinio Oliveira, o qual mostra a caridade usando fatos da realidade do cotidiano, mostrando que a via da retribuição está sempre aberta. Vale a pena assistir “Meu nome é Joe”.
A presidente da Sociedade Espírita Cristo Amor e Caridade, Dra. Giovana Zimmermann Ody, agradeceu ao preletor entregando-lhe um mimo a ele e sua esposa Iara.
(*) Ezauri Eich é 1º Tenente do Exército, residente em Cruz Alta, casado com a Sra. Iara Eich, pai de um casal de filhos. Ele é o atual presidente da União Municipal Espírita de Cruz Alta, coordenador dos centros espíritas de vários municípios da nossa região.
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065