Três municípios enviam notificação de desastre para a Defesa Civil - Agora Já -

Três municípios enviam notificação de desastre para a Defesa Civil

15 de dezembro de 2011

Três municípios gaúchos encaminharam à Defesa Civil nesta quinta-feira Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) por conta dos estragos causados pela chuva de granizo na noite passada. O órgão estadual recebeu levantamentos de São Jerônimo e Triunfo, na Região Metropolitana, além de Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari.

Pela informações enviadas pelas prefeituras, 4,3 mil edificações — casas ou estabelecimentos comerciais — foram danificadas nos três municípios. Mais de 8 mil pessoas precisaram sair de suas casas por causa dos prejuízos — 8.080 desalojados (em residências de amigos ou familiares — e 10 desabrigados (em abrigos públicos). Ao todo, o temporal de menos de 30 minutos atingiu 16,5 mil moradores das três cidades.

Até o início da tarde desta quinta, a Defesa Civil havia enviado mil metros de lonas para os municípios. O órgão informou que tem conhecimento de prejuízos na Serra, especialmente em Caxias do Sul, porém ainda não foi notificado de forma oficial. O município informou que deve decretar situação de emergência na tarde desta quinta.

Por meio de Nopred, os municípios buscam o decreto de emergência. Após o envio do documento, a Defesa Civil encaminha técnicos para vistoria nos locais — podendo ser decretado ou não. Caso seja, a medida ainda precisa ser homologada pela União.

São Jerônimo

Em São Jerônimo, cerca de 1,5 mil casas foram danificadas pelo granizo na noite de quarta. O município necessita de cerca de 40 mil telhas para reparar os estragos, segundo estimativa do prefeito Marcelo Luiz Schreinert.

O material de construção se esgotou na manhã desta quinta em todos os estabelecimentos da cidade. No trabalho de rescaldo, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e voluntários distribuíram 200 lonas às famílias mais castigadas pelo temporal.

Fazenda Vilanova

Em Fazenda Vilanova, o temporal com granizo atingiu 200 casas e deixou 10 famílias desabrigadas. As pedras de gelo quebraram telhados, e a água inundou as residências. Segundo a prefeitura, 5 mil lonas foram distribuídas. A estimativa é que os prejuízos ultrapassem os R$100 mil na cidade.

ZH


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados