Vandalismo continua. Parafusos são retirados, torre cai e 6 mil ficam sem luz no Vale do Rio Pardo - Agora Já -

Vandalismo continua. Parafusos são retirados, torre cai e 6 mil ficam sem luz no Vale do Rio Pardo



Cerca de 20 parafusos foram retirados e estrutura acabou caindo durante temporal  

Foto:
30 de janeiro de 2023

Um ato de sabotagem causou a queda de uma torre de energia em Vale Verde, no Vale do Rio Pardo, deixando sem energia elétrica mais de 6 mil pessoas. O incidente ocorreu por volta das 16h de sábado, afetando moradores de Vale Verde, General Câmara, Passo do Sobrado e Rio Pardo. O fornecimento de energia só foi restabelecido por volta das 20h.

A torre de transmissão de alta tensão caiu durante o temporal que atingiu a região. Todavia, ao vistoriar o local, técnicos da Cooperativa Certaja verificaram que cerca de 20 parafusos foram retirados da estrutura fixada em uma base de concreto. Sem o reforço na base, a torre cedeu, fazendo entornar outra torre distante cerca de 60 metros.

 

Parafusos retirados foram deixados no local. Sem o reforço na base, estrutura não resistiu à ventania que atingiu a regiãoAdriano Rosa / Certaja/Divulgação

De imediato, 0s 3,2 mil habitantes de Vale Verde ficaram sem luz. Como a subestação local atende a região, também foram afetados moradores de outros três municípios. Numa ação preliminar, técnicos da Certaja transferiram a carga para uma subestação de Taquari.

A medida, porém, fez cair a tensão dos 220 nominais para em torno de 200 volts. Com isso, em algumas regiões, equipamentos como aparelhos de ar-condicionado seguem sem funcionar. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até o meio-dia de segunda-feira (30).

— Estávamos com uma previsão de desligamento nesse domingo (29), para colocar sinalização em algumas torres, então tínhamos equipes de prontidão. Isso facilitou o primeiro atendimento — afirma o vice-presidente da Certaja, Ederson Madruga.

Inaugurada em outubro, a linha de transmissão de 69 mil volts abastece seis cidades do Vale do Rio Pardo. No total, foram investidos R$ 26,7 milhões na construção da subestação de Vale Verde e em 84 torres distribuídas por 25 quilômetros.

A torre caída está situada na localidade de Cerro do Chileno, a cerca de 10 quilômetros do centro de Vale Verde. Técnicos da Certaja desconfiam que a retirada dos parafusos ocorreu nos últimos dias, já que o local foi vistoriado há cerca de duas semanas. A Polícia Civil foi acionada e irá investigar o caso.

— Acho é que difícil descobrir quem fez isso, mas é coisa de gente muito mal intencionada — diz o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch.

Nacionalmente, a Polícia Federal investiga uma série de atos de sabotagem contra torres de transmissão de energia. Segundo balanço divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram 11 casos até o dia 25 de janeiro,  com quatro torres derrubadas.

 

Fonte: Clic RBS – Fábio Schaffner


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados