Vereador Paulo Sérgio do PT apresenta emenda que fomenta a criação de abelhas sem ferrão em Panambi - Agora Já -

Vereador Paulo Sérgio do PT apresenta emenda que fomenta a criação de abelhas sem ferrão em Panambi



Após conhecer um miliponário, o vereador decidiu destinar verba pública para incentivar esta atividade.

28 de novembro de 2019

O vereador Paulo Sérgio, do Partido dos Trabalhadores apresentará hoje suas emendas impositivas, entre as quais uma que prevê subsídios para o incentivo à apicultura, especificamente voltada criação de abelhas sem ferrão, as conhecidas “abelhas nativas”.

Parceria com a APIPAN e SDE

Para implementar a destinação de recursos públicos para esta finalidade o vereador Paulo Sérgio inicialmente entrou em contato com a diretoria da Associação dos Apicultores de Panambi – APIPAN e obteve a adesão dos mesmos que se entusiasmaram e abraçaram a ideia propondo-se a colaborar para o desenvolvimento de um projeto que será um piloto que futuramente poderá se tornar até mesmo uma nova fonte de renda para a agricultura familiar.

Na manhã de ontem, foi realizada uma reunião na sede da SDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, na qual estiveram reunidos o vereador Paulo Sérgio como o percussor da ideia e seus assessores, os dirigentes da APIPAN e o Secretário Municipal Rafael Jacques de Oliveira e sua equipe, quando foram entabulados os trâmites legais, necessários para que esta ideia possa se tornar realidade.

Ficou acordado entre as lideranças envolvidas que: O vereador Paulo Sérgio irá apresentar a emenda prevendo a subvenção necessária ao desenvolvimento do projeto; a SDE irá garantir a aplicação do recurso previsto através da aquisição de toda a logística deste projeto piloto; e a APIPAN irá coordenar e tratar da manutenção das colmeias que serão colocadas em pontos ainda a serem definidos, com prioridade para o Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt, já uma das finalidades é que as pessoas conheçam esta variedade de abelhas e passem a se interessar pelas mesmas.

Reunião realizada ontem(27)na sede da SDE entre o vereador Paulo Sérgio, dirigentes da APIPAN e Secretário Rafael Jacques de Oliveira.

Visita ao miliponário no Bairro Italiana em Panambi

No último sábado(23) o vereador Paulo Sérgio, juntamente com a diretoria da APIPAN esteve visitando o miliponário particular do professor Tiago Muller, que se localiza no Bairro Italiana, próximo ao acesso ao campo do Flamengo.  Esta visita foi determinante para sua decisão a qual vinha sendo acalentada há tempos pelo vereador Paulo Sérgio.

O proprietário do meliponário Tiago Fernando Vargas Muller, que iniciou apenas como um hobby, acabou se apaixonando pelo tema e se tornou agora uma das principais atividades dele que é professor de educação física e de capoeira . Em sua propriedade ele mantém cerca de 70 colmeias de diversas espécies, com estrutura perfeita em meio a uma mata nativa onde são tratadas com todos os cuidados necessários a seu bom desenvolvimento.  O professor Tiago Muller, mostrou seu profundo conhecimento, carinho e cuidados com as variações que mantém, discorrendo sobre a origem de cada uma e a forma de tratamento necessário para sua manutenção.

Os visitantes saíram maravilhados do local e desde então o vereador Paulo Sérgio, juntamente com a diretoria da APIPAN trataram de colocar em prática uma forma que possibilitasse a criação de difusão da ideia de resgatar as variedades de abelhas nativas – abelhas sem ferrão – reintroduzindo-as no meio já que são espécies de vital importância para a vida humana.

 

Professor Tiago Muller, apresenta o seu miliponário(Bairro Italiana) aos visitantes

Caixa de abelha sem ferrão.

Visitantes com o anfitrião.

 

Convencido que esta seria uma excelente ideia o vereador Paulo Sérgio buscou apoio do Secretário Rafael Jacques de Oliveira, o qual se mostrou solícito e abraçou junto a ideia colocando sua estrutura, enquanto gestor público, para que o plano siga em frente e que em um futuro bem próximo possamos ter reinserido no nosso meio as abelhas sem ferrão oportunizando que todos possam não apenas conhecer as espécies, como também, saber dos benefícios para a própria natureza que estes pequenos seres vivos podem representar.

 

Emendas impositivas

As emendas impositivas ao orçamento do Município são de direito dos vereadores, destinando recursos para obras e serviços que devem ser cumpridos obrigatoriamente pelo Poder Executivo no ano subsequente.

O vereador Paulo Sérgio Moreira Rodrigues, do PT está encaminhando na data de hoje quatro emendas impositivas destinando valores para os setores de: Atividades de Saúde, Atividades Desportiva, Atividades de Criança e Adolescente e Atividade Econômica.

 

Confira mais fotos da visita ao miliponário na galeria a seguir


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados