Xerostomia - Agora Já -

Xerostomia

4 de dezembro de 2017

A Boca seca é também conhecida como Xerostomia, secura da boca ou ainda, secura bucal. Ela é um sintoma que pode ou não estar relacionado à falta de saliva, ou seja, nem sempre a boca seca indica uma real falta ou diminuição na produção de saliva.

Para diferenciar se a queixa de boca seca representa uma diminuição na produção salivar é preciso consultar um profissional habilitado que deverá realizar um consulta detalhada e testes específicos para avaliar os padrões salivares (qualitativamente e quantitativamente) para assim poder fazer um diagnóstico correto.

Utilizamos o termo xerostomia quando há a sensação de boca seca, porém sem uma real diminuição na produção de saliva, e os termos hipossalivação ou hipossialia, quando há uma diminuição real na produção salivar.

As causas mais frequentes que levam à xerostomia são fatores que desidratam a boca e ressecam a mucosa bucal. Entre estes fatores encontramos a respiração bucal e o ronco, utilizar excessivamente a fala devido à profissão e a desidratação corporal excessiva. No entanto, outras causas mais raras podem provocar esta sensação, que deverão ser investigadas e tratadas, se for o caso.

 

Dra. Caroline de Moura

Cirurgiã-Dentista

CRO: 23.964


Rua Barão do Rio Branco, 1012, sala 205 - Centro - Panambi - RS (55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados