Concurso começou na quinta-feira (15) e terminou no sábado (17), com o anúncio das ganhadoras, em Osório
A 54ª Ciranda Cultural de Prendas, que elege as representantes femininas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), já tem os nomes que atuarão pela entidade até maio de 2026.
As novas prendas mirins, juvenis e adultas foram escolhidas após meses de preparação e três dias de competição em Osório, que incluíram provas sobre a história, geografia e cultura gaúcha.
Ao longo da gestão, as prendas e peões do RS têm a responsabilidade de representar a entidade, fomentando a cultura, ministrando palestras e marcando presença em eventos oficiais.
Nesse ano, o posto de 1ª Prenda do RS — cargo máximo da competição — ficou com Laura Laís Durli, que representa o CTG Sentinela da Querência, de Erechim, no norte gaúcho. Dessa forma, a Ciranda de Prendas de 2026 acontecerá na cidade de 100 mil habitantes do norte gaúcho.
Outras duas representantes vêm da Região Norte: são Maitê Lorenzoni Antonini, do 35 CTG, de Palmeira das Missões, que se consagrou como 3ª Prenda Adulta; e Katarine Peripolli Dias, do CTG Clube Farroupilha, de Ijuí, que ficou 3ª Prenda Juvenil.