Maiores volumes estão previstos para a Fronteira Oeste e Sul. Dois alertas laranjas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estarão em vigor
Foto: Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 22°C e 33°C. Estão previstos 35 milímetros de chuva.
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS Após dias de tempo firme em boa parte do território gaúcho, a sexta-feira (6) terá o retorno da chuva para todo o Estado. A virada no tempo ocorre devido à atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e a aproximação de uma nova frente fria.
A expectativa é de volumes elevados a qualquer hora do dia em todas as Regiões do Estado. Mesmo com essa instabilidade, a temperatura continua elevada.
Há dois alertas laranjas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com início nesta sexta que, juntos, abrangem todo o RS. Os comunicados apontam a possibilidade de chuva intensa, fortes rajadas de vento — de 60 km/h a 100 km/h — e queda de granizo.
Os fenômenos devem iniciar a partir da madrugada e seguir ao longo do dia. O primeiro alerta, válido das 2h às 18h de sexta-feira, se concentra em regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Vale do Rio Pardo e das regiões Central e Sul.
O segundo, com vigência das 11h às 23h59min do mesmo dia, abrange localidades como a Região Central, Norte, Missões, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre.
Os maiores volumes de chuva do dia são esperados em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, com 53 milímetros, e Pelotas, no Sul, com 52 milímetros. Isto representa 39% e 50%, respectivamente, da média histórica esperada para dezembro. Na Capital, serão registrados 35 milímetros, o que equivale a 27% da média histórica para o mês de dezembro.
Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 22°C e 33°C. A máxima, além da Capital, será registrada em São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, e Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, com 32°C. Já a mínima ocorre em São Jose dos Ausentes, na Serra, com 16°C.
No sábado (7), o dia será nublado e com pancadas de chuva a qualquer momento em regiões das Missões, Noroeste, Norte, Vales, Serra e Região Metropolitana. Também não se descarta chuva forte e alguns temporais localizados.
No Oeste e na Campanha, os maiores volumes serão entre a madrugada e a manhã, com tendência de enfraquecimento da instabilidade a partir da tarde.
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065