Segundo diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da SES, outros 4 milhões de imunizantes já foram repassados aos municípios
O Rio Grande do Sul tem ainda a receber cerca de 1 milhão de doses da vacina contra a gripe. Isso representa 25% do total que o Ministério da Saúde tem a repassar ao Estado na campanha nacional de imunização em 2025, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Em entrevista nesta segunda-feira (19) ao Gaúcha Mais, a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, da SES, Tani Ranieri, afirmou que os outros 75% — ou cerca de 4 milhões — já foram repassados aos municípios.
Na semana passada, o Estado liberou a vacina contra a gripe para todo público acima de seis meses de vida. Até então, somente os grupos prioritários tinham acesso às doses: idosos, gestantes e crianças. Porém, apenas 30% deste público, na média, se imunizou até agora, o que levou a situações de recusa de prefeituras em receber mais doses.
— Nem todos os municípios estavam desejando receber o quantitativo previsto para atender a sua população (prioritária). No momento que houve a resolução que abriu a estratégia para a população como um todo, os municípios, resolveram aderir ao quantitativo total previsto — afirmou Tani Ranieri.
A liberação da vacina contra a gripe para a população em geral se soma a outras ações do governo do Estado para evitar um aumento no número de casos da doença no pico do inverno. Nesta segunda-feira (19), o Rio Grande do Sul decretou situação de emergência na saúde devido ao aumento nos casos de doenças respiratórias.
Além, disso, uma portaria estadual publicada esse mês autorizou a liberação de R$ 20 milhões do Fundo Estadual da Saúde. Um dos objetivos é ajudar as prefeituras a garantir a abertura de postos de saúde em horário estendido.