Estradas congeladas? Veja dicas para dirigir com segurança quando há gelo na pista - Agora Já -

Estradas congeladas? Veja dicas para dirigir com segurança quando há gelo na pista



Entre os cuidados estão manter as duas mãos no volante, reduzir a velocidade e não frear bruscamente

Foto: Com sal e água, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar fazem a retirada do gelo das pistas. Jean Pimentel / Grupo RBS
3 de julho de 2025

A última quarta-feira (2) foi marcada por um fenômeno incomum, mas que neste inverno tem se repetido na Região Norte do RS: a formação de gelo nas vias asfaltadas. O congelamento de água causou um acidente que deixou dois motociclistas feridos na Avenida Brasil, em Passo Fundo.

Antes do caso no centro de Passo Fundo, no fim de junho, outros sete veículos acabaram envolvidos em acidentes na RS-135 por causa do gelo na rodovia. As saídas de pista e um capotamento aconteceram no trecho de ligação com Erechim.

GZH Passo Fundo conversou com o comandante do Pelotão Rodoviário da Brigada Militar de Passo Fundo, tenente Lizandro Niquelle, para saber como os motoristas devem agir ao passarem por trechos com gelo na pista. Entre os cuidados estão manter as duas mãos no volante, reduzir a velocidade e não frear.

Confira no vídeo as principais dicas de segurança:

Como acontece a formação de gelo na pista?

O congelamento da água que está nas pistas depende de vários fatores. As temperaturas negativas favorecem o fenômeno.

— Essa é uma condição bem atípica da nossa região, nós não temos costume de registrar temperaturas tão frias assim. Mas o fato é que a combinação da umidade da pista e do ar, junto com uma queda muito brusca da temperatura, propicia essas condições de segurança reduzidas — explica o engenheiro Francisco Dalla Rosa.

Segundo ele, quando a água da via congela, impede que os pneus dos veículos mantenham a aderência necessária para trafegabilidade segura:

— Acaba ocasionando essas situações como a gente observou nos últimos dias, por conta de perda de aderência pneu-pavimento que ocorre entre os veículos.

O cuidado redobrado entre os motoristas precisará ser mantido, pois o frio vai continuar. O agrometeorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, afirma que junho foi um mês mais frio do que a média e que julho deve se manter com temperaturas baixas.

— Nós tivemos em Passo Fundo, em termos de média, quase 2°C abaixo da média do mês de junho. E esse início de julho promete começar também com temperaturas baixas e bastante frio — finaliza.

Fonte : GZH 

Foto :


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados