Com o avanço de uma nova frente fria, a instabilidade começa pelo Oeste e se espalha pelo Estado no sábado
A sexta-feira (1º), primeiro dia do mês de agosto, será marcada pelo retorno da chuva e pela elevação das temperaturas em parte do Rio Grande do Sul.
Antes de se espalhar por todas as regiões, no sábado (2), diante da previsão de passagem de uma nova frente fria, a chuva começa em áreas do Oeste, da Campanha, das Missões, da Região Central e do Sul.
Segundo a Climatempo, a tendência é de que a precipitação ocorra com intensidade fraca a moderada. A instabilidade é provocada pela intensificação de uma área de baixa pressão sobre o interior do continente. No restante das áreas, o tempo estável com sol entre nuvens predomina.
A elevação dos termômetros se deve à entrada de ventos quentes sobre o Estado, os quais farão com que o calor ganhe força, especialmente em parte do Norte, do Noroeste, da Fronteira Oeste, do Centro e da Região Metropolitana.
Em Ivoti, por exemplo, na Região Metropolitana, a máxima pode chegar a 27ºC. Em Itaqui, na fronteira com a Argentina, o índice se aproxima dos 26ºC.
Excepcionalmente em alguns pontos do alto da Serra, há risco para geada isolada nas primeiras horas da manhã. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de potencial de perigo para cidades como Cambará do Sul e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde pode ocorrer o fenômeno.
De acordo com a Climatempo, outro destaque importante para esta sexta-feira é a previsão de rajadas de vento na faixa centro-oeste do Rio Grande do Sul. Elas podem soprar entre 51 km/h e 70 km/h.
No sábado (2), está previsto o avanço de uma nova frente fria, a qual será a responsável por espalhar a instabilidade. Nas Missões, na Fronteira Oeste, no Noroeste, na Campanha, na Região Central e na Região Metropolitana, há risco para pancadas de chuva com forte intensidade, seguidas por raios e rajadas de vento.
Eventuais temporais isolados também não estão descartados. Nas demais regiões, haverá condições para chuva de fraca a moderada.
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. Muitas nuvens à tarde e à noite. Em Porto Alegre, a mínima será de 9ºC e a máxima, de 22ºC.
A previsão é de sol e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Em Bento Gonçalves, os termômetros variam entre 11ºC e 23ºC.
A sexta-feira começa com sol entre muitas nuvens, seguido por pancadas de chuva à tarde. À noite, o tempo fica chuvoso. Em Bagé, as marcas ficam entre 13°C e 22°C.
Região deve observar sol e períodos de céu nublado. Previsão de chuva. Em Uruguaiana, a temperatura vai de 17ºC a 25ºC.
Previsão de sol e períodos de céu nublado durante o dia. Noite chuvosa. Em Pelotas, os termômetros variam entre 12ºC e 20ºC.
A sexta inicia com sol e períodos de céu nublado. À noite, muitas nuvens. Em Tramandaí, a mínima é de 14ºC e a máxima, de 18ºC.
Dia de sol e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Em Santa Maria, mínima de 13ºC e máxima de 25ºC.
Predomínio de sol e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Em Passo Fundo, as temperaturas variam entre 11ºC e 22ºC.
É esperado sol entre muitas nuvens durante o dia. Noite com nebulosidade. Em Santa Rosa, mínima de 14ºC e máxima de 24ºC.
Previsão de sol entre muitas nuvens durante o dia. Noite chuvosa. Em Rio Grande, a temperatura varia entre 14ºC e 17ºC.