Danos foram registrados no interior do município, por volta das 5h deste domingo. Não há feridos ou desabrigados
No início da manhã deste domingo (12), fortes ventos acompanhados de chuva destelharam duas casas e um galpão no interior de Palmeira das Missões, no norte do RS. A Defesa Civil trabalha com a hipótese de microexplosão.
Os estragos começaram a ser registrados por volta das 5h, no Distrito de Santa Rosa. Além das construções danificadas, 20 árvores quebraram pela força do vento e galhos bloquearam alguns acessos na zona rural do município.
Conforme a Defesa Civil de Palmeira das Missões, não há registro de feridos ou desabrigados. Parte do município está sem energia elétrica, mas equipes já trabalham para reestabelecer o serviço.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Vergílio Matias, choveram cerca de 60 milímetros nas últimas horas e a estimativa inicial é de que o vento tenha chegado a 100 km/h. Equipes seguem averiguando possíveis estragos no interior e na cidade.
Agora, a Defesa Civil do Estado analisa se o vendaval pode ser classificado como um episódio de microexplosão.
A microexplosão acontece quando uma nuvem com elevado acúmulo de água chega ao limite da capacidade, não conseguindo mais suportar esse volume. A água então cai toda de uma vez só, o que favorece a formação de intensas rajadas de vento descendentes (em direção ao solo). Na sequência, o vento se desloca pela superfície de forma horizontal, causando os danos. A área afetada pela microexplosão pode ser de quatro a seis quilômetros.
Fonte : GZH
Foto : Defesa Civil de Palmeira das Missões / Divulgação