Titular no México e com dupla nacionalidade: quem é Dória, zagueiro que pode ser o substituto de Vitão no Inter - Agora Já -

Titular no México e com dupla nacionalidade: quem é Dória, zagueiro que pode ser o substituto de Vitão no Inter



Jogador foi formado na base do Botafogo e já enfrentou Paulo Pezzolano no futebol mexicano

Foto: Dória defende o Atlas, do México, desde julho de 2024. Atlas / Divulgação
2 de janeiro de 2026

O Inter perdeu um de seus principais jogadores das últimas temporadas. O zagueiro Vitão, de 25 anos, rumou para o Rio de Janeiro, onde defenderá o Flamengo nesta temporada. Para o seu lugar, o clube gaúcho já tem um nome e ele também é brasileiro: Matheus Dória, de 31 anos, que defende o Atlas, do México.

Aos 31 anos, o carioca de São Gonçalo está no futebol da América do Norte desde 2018. Formado nas categorias de base do Botafogo, o zagueiro canhoto estreou no time profissional em 2012 e era visto como a grande promessa da equipe. Ao lado de Bolívar, ídolo do Inter, o jogador viveu o seu melhor momento no time carioca e passou a integrar a seleção brasileira de base.

Em 2013, chegou a entrar em campo no amistoso do time principal contra a Bolívia, quando só atletas que atuavam no Brasil foram chamados. No ano seguinte, foi vendido ao Olympique de Marselha, da França e deu início a trajetória no futebol internacional, por mais que tenha sido emprestado de forma breve para o São Paulo, em 2015.

Na Europa, também foi cedido por uma temporada ao Granada, da Espanha, e por seis meses para o Malatyaspor, da Turquia. Contudo, o melhor momento da carreira de Dória foi no futebol mexicano, a partir de 2018.

Destaque no México

Pedro Pardo / AFP
Pelo Santos Laguna, Dória foi o melhor jogador do Campeonato Mexicano.Pedro Pardo / AFP

Dória chegou ao Santos Laguna como uma grande contratação vinda do Olympique de Marselha. Não demorou para se firmar entre os principais zagueiros da Liga Mexicana. Mesmo com 1m88cm, o jogador chamou a atenção pela velocidade e por participar da criação das jogadas no campo de defesa.

— Muitos destacavam a força física e a velocidade pela altura, também chamou atenção por ajudar na construção desde trás com a bola. Naquele momento, seu nível técnico era superior à média da Liga MX para a posição. Rapidamente virou titular absoluto e peça chave do sistema defensivo, líder do time — disse Cristian Moraes, repórter do portal Território MLS, especializado na cobertura dos clubes da América Central e do Norte.

O ápice do defensor foi em 2021, ao ser eleito o melhor zagueiro do país, sendo o único representante do Santos Laguna, que havia sido vice-campeão do Torneio Clausura. O prêmio também foi um marco para os brasileiros, já que um atleta do país não era lembrado desde 2010 na seleção da competição.

Em 2023, Dória conseguiu a cidadania mexicana e passou a estar apto para ser convocado pela seleção do país. Em entrevistas, ele já revelou que tem o sonho de disputar a Copa do Mundo pelo país, mas ainda não foi lembrado em convocações.

Troca de time

Após um início de destaque, o brasileiro passou a oscilar e enfrentou duas lesões entre 2022 e 2023. A mais grave foi no tornozelo, que o tirou dos gramados por 70 dias (13 jogos). Na metade de 2024, ele foi negociado com o Atlas, time que possui o mesmo dono do Santos Laguna, uma prática comum no futebol mexicano.

Segundo Cristian Moraes, Dória chegou ao novo clube mais experiente, com menos explosão física, mas com melhor noção de posicionamento. Entre os pontos fortes do atleta estão o jogo aéreo defensivo e ofensivo e a saída de bola de forma segura.

Em contrapartida, o jornalista aponta como pontos fracos a velocidade em transições defensivas, os duelos contra atacantes de maior movimentação, assim como a resistência física em jogos intensos.

Em 2025, Dória disputou 31 dos 36 jogos do Atlas no ano. Dentre eles, foi titular 30 vezes e acabou substituído em apenas duas oportunidades. No período, marcou dois gols. Recentemente, o Atlas disputou o Torneio Apertura do Campeonato Mexicano e terminou na 14ª posição, sem se classificar para os playoffs.

O interesse do Inter

Dória possui contrato com o Atlas até junho de 2027, mas tem interesse em rescindir com o clube, já que tem valores pendentes a receber dos mexicanos. O Inter observa a situação e pode fazer uma proposta ao atleta na sequência.

Segundo o colunista de Zero Hora Vaguinha, o jogador já teria entrado em contato com dois ídolos colorados para saber mais informações sobre o time e sobre Porto Alegre.

Outro fator que pode ser importante na negociação é o técnico Paulo Pezzolano, que enfrentou Dória em quatro oportunidades, quando treinava o Pachuca, no México, e o zagueiro estava no Santos Laguna. A vantagem é do uruguaio, já que venceu duas vezes. Nas outras partidas, o duelo terminou empatado.

Fonte : GZH 
Foto : Atlas / Divulgação

(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados