Operação transfere 13 líderes de facções criminosas do RS para penitenciárias federais - Agora Já -

Operação transfere 13 líderes de facções criminosas do RS para penitenciárias federais



Comboio com os detentos chegou no começo da manhã ao aeroporto Salgado Filho

Foto: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini
15 de setembro de 2022

Treze criminosos de alta periculosidade começaram a ser transferidos, na madrugada desta quinta-feira (15), para penitenciárias federais de fora do Estado. Eles são suspeitos de envolvimento na nova onda de violência provocada por uma guerra de facções em Porto Alegre e, por isso, foram isolados, conforme as forças de segurança gaúchas.

O comboio com os detentos deixou a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) às 5h50min, em uma ação que envolveu ao menos 30 viaturas e 300 agentes. Eles foram levados ao aeroporto Salgado Filho, na zona norte da Capital, onde embarcarão em aeronave da Polícia Federal.

Segundo o governo do Estado, o grupo irá para três cadeias federais — em Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO). Outro homem já teria sido transferido no mês passado.

Os criminosos — cujos nomes ainda não foram divulgados — são apontados como líderes de quatro facções diferentes: uma delas criada dentro de prisões de Porto Alegre, e outras nascidas na Vila Cruzeiro, na Bom Jesus e no Vale do Sinos.

De acordo com a polícia, dos 13 transferidos nesta quinta, 12 respondem por homicídios, entre outros crimes — apenas um deles é investigado por 23 assassinatos. Outro responde por latrocínio (roubo com morte), e um dos presos soma 59 passagens por tráfico de drogas.

Uma coletiva de imprensa, às 11h, trará mais detalhes sobre a operação desta manhã.

Outros 10 criminosos devem ser transferidos posteriormente entre presídios no Estado. De acordo com a Brigada Militar, todas as cidades em que os apenados tinham influência quando soltos estão recebendo reforço — com policiais do Comando de Choque, Bope e Batalhão de Aviação — desde o início da semana.

Acirramento da disputa

A segunda onda de conflitos entre facções já deixou pelo menos 29 mortos e 42 feridos desde o final de junho, tendo se intensificado em agosto e setembro. A primeira onda de ataques havia sido registrada em março e abril, com ao menos 24 mortes.

Os ataques foram cometidos principalmente em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

A ação desta quinta-feira dá continuidade às três etapas anteriores da chamada “Operação Império da Lei”, que, entre março de 2020 e julho de 2021, enviaram 34 líderes de grupos criminosos para estabelecimentos do sistema penitenciário federal. Somadas as quatro etapas da ofensiva, são 47 presos transferidos.

 

*Fonte: GaúchaZH


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados