PANAMBI EM EVOLUÇÃO (I) - Agora Já -

PANAMBI EM EVOLUÇÃO (I)



Delmar Hinnah - é Administrador, Especialista em Gestão Pública, ex-Prefeito de Panambi

Foto:
27 de janeiro de 2023

Muito já se escreveu sobre a história do município de Panambi. A força marcante da iniciativa privada. Seu desenvolvimento econômico e sua grande evolução tecnológica. A contribuição do setor público no Desenvolvimento de Panambi é o objetivo dos artigos que passaremos a publicar.

Todos os prefeitos deram sua contribuição e trabalharam por Panambi com dedicação. Uma rápida análise possibilita concluir que duas forças políticas, que dois grupos políticos podem ser identificados e que administraram Panambi ao longo dos 68 anos, depois da emancipação em 1955.

Talvez, para compreender melhor esta afirmação, seja interessante ter as informações iniciais da evolução político-administrativa do município de Panambi. Como é possível ver no quadro abaixo, pelas distintas cores, Panambi está no 16º mandato de Prefeito. Um exerceu 4 mandatos, outro exerceu 3 mandatos, três foram prefeito duas vezes e três exerceram 1 mandato. Porém, apenas oito pessoas administraram nosso município até hoje.

Quando da instalação oficial do município de Panambi, em 1955, havia no Brasil vários partidos políticos legalmente organizados.

Poucos anos depois, com a instauração do governo militar, em 1964, todos os partidos foram proscritos, sendo criados apenas dois novos grupos: ARENA, da situação, e MDB, da oposição.

Com a redemocratização, em 1980, voltou o pluripartidarismo, sendo criados dezenas de novos partidos políticos. Estes que atualmente existem.

Pode-se afirmar, hoje, que a grande maioria das lideranças políticas de Panambi, ao longo da história, estavam presentes em um ou outro dos grupos políticos.


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados