Para incentivar a comunidade a colaborar, hospital de Passo Fundo promove atividades para atrair mais voluntários
Neste sábado (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e milhares desses voluntários passaram pelo Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) em 2023. A instituição passo-fundense recebeu mais de 11 mil doações de sangue e plaquetas durante o ano e, para incentivar a prática, promove atividades de conscientização.
Para atender a demanda do HSVP, que é referência para atendimento de mais de dois milhões de pessoas no norte do RS, são necessárias mais de 1,5 mil transfusões por mês. A maior parte das doações vem dos chamados parceiros amigos, grupos organizados por empresas e municípios para colaborar com o serviço.
— Acreditamos muito na fidelização dos doadores que, inicialmente, vêm para ajudar um conhecido e acabam retornando outras vezes — explica a médica Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, responsável pelo Serviço de Hemoterapia.
Por isso, até as 18h deste sábado, a instituição promove uma nova edição da Blitz da Saúde, celebrando o Dia do Doador. A equipe do serviço vai orientar a comunidade sobre o processo de doação no Passo Fundo Shopping.
Haverá ainda o lançamento da terceira edição do livro “Doadores do Amanhã — A caminho de inovações”, com destaque para a Blitz da Doação de Sangue nas Escolas, em que participaram jovens de 14 educandários.
Homens podem doar sangue a cada 60 dias, realizando até quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar a cada 90 dias, fazendo até três doações em 12 meses.
Entre os pré-requisitos para a doação de sangue estão:
O Serviço de Hemoterapia do HSVP fica na rua 15 de Novembro, 485 – 5º andar, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. Outro ponto de doação é o Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h30min, na Avenida Sete de Setembro, 1055.
O processo de coleta demora de 5 a 12 minutos, com a retirada de cerca de 450 mililitros de sangue. Após o procedimento, os voluntários recebem um lanche.
Foto: Hemoterapia do HSVP