Auxílio Brasil: CGU apura apagão de dados que permitiu inclusão de beneficiários sem checagem antes da eleição - Agora Já -

Auxílio Brasil: CGU apura apagão de dados que permitiu inclusão de beneficiários sem checagem antes da eleição



Ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias afirma que há 'fortes indícios' de que ação tenha sido feita de propósito para 'perder o controle' da inserção de 4,1 milhões de pessoas no programa entre julho e dezembro de 2022

Foto:
1 de fevereiro de 2023

Um mês após assumir o cargo de ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias afirma que os computadores que são o “cérebro” do cadastro para benefícios sociais do governo, como o atual Bolsa Família ou o antigo Auxílio Brasil, sofreram um apagão de energia elétrica em agosto, que danificou equipamentos e interrompeu uma série de serviços.

Isso permitiu a entrada de pessoas no programa sem filtros de checagem, além de beneficiários não receberem o auxílio mesmo tendo direito, diz o ministro.

O sistema é ferramenta fundamental para a manutenção do cadastro do Bolsa Família. Segundo o ministro, o sistema está sendo reativado agora e deve estar disponível no começo deste mês. Mas o apagão que começou em agosto está sendo investigado internamente pela Controladoria-Geral da União (CGU).

— São muito fortes os indícios de que esse apagão tenha sido feito com o propósito de, ao se perder o controle, a capacidade de passar por análise criteriosa, fazer uma política eleitoral com uso de um programa social robusto como o Auxílio Brasil — disse Dias. — Inicialmente a investigação está sendo feita pelo ministério, pela CGU e a AGU (Advocacia-Geral da União).

 

Fonte e foto: O Globo – 01/02/2023.


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados