Festival conta com competidores da Região Norte de 16 a 86 anos, mostrando que a arte gaúcha atravessa gerações e mantém viva a tradição
Foto: Festival é considerado o maior encontro de arte amadora da América Latina.
MTG / Divulgação A 38ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, começa nesta sexta-feira (21) em Santa Cruz do Sul. O evento, que reunirá representantes de todo o Estado, intensifica a rotina de ensaios e preparativos para os artistas.
Com sede em Passo Fundo, a 7ª Região Tradicionalista (RT) abrange 41 municípios e se destaca: ocupa a segunda colocação em número de representantes no festival, mostrando a força cultural do interior. Ao todo, a 7ª RT terá 57 competidores em modalidades individuais, além de quatro grupos de dança na Força A e outros três na Força B.
— Ao longo do ano, reuniões, rodeios, eventos e circuitos servem de preparação para qualificar elencos, amadurecer projetos e padronizar informações. Buscamos criar condições para que grupos e concorrentes possam estar preparados, seguros e conscientes para representar a 7ª RT — destaca o diretor artístico Henrique Schnur.

No Enart pela segunda vez, a declamadora Ana Clara Castaman Carniel, de 16 anos, representa o CTG Lalau Miranda. Ela participa do festival ao lado do pai, Vanderlei Carniel, que compete na modalidade violão.
— Eu vou no Enart desde criança, na primeira edição em que meu pai se apresentou. Então, retornar todos os anos representa a importância da arte em nossas vidas e torna o palco a nossa casa — diz.
A declamadora, que soma troféus de participação em diferentes competições, dedica boa parte do cotidiano à preparação para o festival:
— A declamação é parte da minha rotina diária e acontece de forma leve, o que torna todo o processo de preparação mais fácil. Participar do Enart nunca foi uma obrigação, mas sim uma forma de expressar todos os meus sentimentos.

O evento também possibilita a união de talentos de várias idades. Representante mais antigo da 7ª RT, Nilson Laabs é tricampeão na modalidade gaita de boca. Aos 86 anos, ele busca o tetracampeonato representando o CTG Osório Porto.
— Eu aprendi a tocar com meu pai, quando tinha uns 13 anos ganhei uma gaita de boca. Desde então, todo Natal eu ganhava uma gaita de boca diferente e aí fui tomando o gosto — lembra o competidor.
Ele sempre tocou o instrumento em fandangos e eventos do CTG, mas foi a partir de 2015 que começou a competir no Enart:
— Geralmente, os rodeios não tinham concurso de gaita de boca. É muito difícil ter algum evento do meio que tenha concurso de gaitinhas. Mas aí começou a aparecer no Enart, e então iniciei minha participação.

Participante há 20 anos, a trovadora Maria Edi Malaquias representa o Departamento Tradicionalista do Clube Recreativo Juvenil e é atualmente a única mulher da modalidade no festival.
— Me sinto um pouco estranha entre os demais, porém, por gostar muito do que faço, não desisti. Me concentro, na medida do possível, leio e crio alguns versos, mas o principal é entrar na brincadeira e buscar preparar o espírito — afirma.

Há também quem consiga dividir a dedicação, como o artista Victor Renato Von Dentz. No Eanrt desde 2017, o músico representa a 7ªRT e o CTG Lalau Miranda em quatro modalidades: declamação, viola, violão e solista vocal.
— A preparação vem de vários anos. Não é fácil conciliar todas as modalidades, pois cada apresentação requer um grau de concentração, mas o segredo é focar em uma coisa de cada vez — explica.

A rotina de um dançarino que participa da competição, por sua vez, inclui ensaios diários e muitas noites em claro para o grupo poder buscar o título. João Gabriel Portela Ramos é integrante do elenco adulto do CTG Sentinelas do Pago de Marau.
— Começamos a trabalhar para o Enart ainda em fevereiro e, todos os dias da semana, estamos nos preparando com estudos e treinos. Só neste mês, foram 25 ensaios do grupo — conta o dançarino.
João Gabriel também divide os compromissos no Enart: além da dança, participa na modalidade gaita piano. Aos 17 anos, ele é um dos representantes mais jovens da 7ªRT.
As apresentações no Enart acontecem em palcos espalhados pelo Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Para assistir às competições, os ingressos podem ser adquiridos neste site.
Força A
Força B
Declamação masculina
Declamação feminina
Gaita piano
Gaita de boca
Gaita de botão até 8 baixos
Viola
Violão
Violino/Rabeca
Pajada
Causo
Trova campeira – Mi Maior de Gavetão
Trova de martelo
Trova estilo Gildo de Freitas
Solista vocal masculino
Solista vocal feminino
Dança gaúcha de salão
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065