Proposta colorada foi enviada ao ex-técnico da Seleção Brasileira, que avalia encerrar período sabático
Foto: Tite esteve em duas Copas do Mundo com a Seleção Brasileira.
Adrian Dennis / AFP O nome de Tite é um consenso dentro do Inter para ser o novo treinador do clube para 2026. Uma proposta já foi enviada para o técnico de 64 anos, que deu uma pausa na carreira em setembro de 2024. A resposta deve ser dada nesta segunda-feira (15).
Com Abel Braga como diretor técnico e um contrato de longo prazo, de pelo menos dois anos, o Inter busca convencer o ex-treinador da Seleção Brasileira a aceitar a proposta o mais rápido possível.
Como a temporada 2026 começará na segunda semana de janeiro, já é necessário montar o elenco. Além disso, a concorrência é grande, pois o Cruzeiro não deve ter mais Leonardo Jardim para a próxima temporada e pode ser um concorrente por Tite, além do interesse do futebol europeu.
A favor do Inter, a figura de Abel Braga é importante, pois ambos os profissionais cultivam boa relação. O agora diretor técnico tem uma história de sucesso no clube. Em 2008, quando Abelão deixou o Colorado pela quarta vez, Tite foi quem o substituiu.
O trabalho durou pouco mais de um ano e dois títulos foram conquistados pelo treinador: Copa Sul-Americana de 2008 e o Gauchão de 2009.
Após o Inter, Tite passou pelos Emirados Árabes, onde comandou o Al-Wahda, consagrou-se pelo Corinthians, com os títulos da Libertadores e do Mundial de 2012, e chegou até a Seleção Brasileira, com duas Copas do Mundo no currículo.
O último trabalho foi em 2024 no Flamengo. Desde 2001, por onde passou, Tite teve Cléber Xavier como auxiliar técnico e homem de confiança. O último ato de ambos juntos foi justamento no clube carioca. O treinador entrou em um período sabático, enquanto o auxiliar se tornou técnico.
— Eu estive com ele, conversamos bastante e ele me falou que estava pronto para voltar — afirma Xavier, em conversa com a reportagem de Zero Hora.
— Ele me disse que está à disposição e que voltaria, no Brasil ou fora do país. O interesse do Inter é normal, pois dentro da grandeza do Tite e da grandeza do clube, faz total sentido ter um treinador da importância dele — complementa.
O antigo auxiliar também aguarda qual será a definição do próximo passo do amigo.
— Não tenho informação, não tenho nada. Só espero que o Inter acerte com um grande treinador para 2026.
E Tite realmente está pronto, tanto que nas redes sociais confirmou o retorno ao futebol:
“Voltei! Cuidei de mim, fiquei com a minha família e estou pronto para retornar às atividades como técnico”
Um movimento liderado por um conselheiro do Inter, que pede assinaturas para o impeachment do presidente Alessandro Barcellos, causa dificuldades na tentativa de fechar a contratação do novo treinador para a temporada de 2026.
Isso ocorre porque um conselheiro do clube criou, nos últimos dias, um abaixo-assinado pedindo o afastamento do presidente colorado. Para que o pedido avance, é necessário atingir, no mínimo, a assinatura de 1/25 do número total de associados que participaram da última eleição presidencial do clube.
Caso haja uma negativa por parte de Tite, Abel Braga avançará nas negociações com outras opções no mercado. O coordenador técnico Abel Braga já revelou que outros nomes foram contatados: dois brasileiros e dois estrangeiros estão sendo analisados até o momento.
(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065