A Prefeitura Municipal de Panambi esclarece que, desde o início de julho de 2024, vem através dos profissionais que atuam junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação fazendo abordagens com relação a um usuário que se encontra em situação de rua, sendo que o mesmo tem gerado preocupações na comunidade devido a comportamentos perturbadores. A Prefeitura adotou medidas para garantir a segurança e o bem-estar tanto dos cidadãos quanto do usuário que encontra-se em situação de vulnerabilidade.
Recentemente, a presença do usuário em áreas centrais da cidade levou a diversas queixas de moradores e comerciantes sobre comportamentos perturbadores. Em resposta, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizou várias abordagens para ofertar um local onde ele poderia realizar sua higiene pessoal e alimentação, mas ele não aceitou as orientações dos serviços.
A prioridade é assegurar que todos os cidadãos, independentemente de sua situação, recebam tratamento digno e respeitoso. As ações incluem a oferta de serviços de saúde, bem como ações para suporte psicossocial. Os técnicos que integram os serviços públicos e que atuam nessas demandas vêm trabalhando para colocação desse homem em Instituição de saúde a fim de receber tratamento adequado para situação do mesmo, sendo que os órgãos competentes já foram notificados do contexto atual que envolve este cidadão, como Ministério Público, Poder Judiciário e demais órgãos da Justiça e Segurança Pública.
Familiares do referido cidadão já fizeram solicitação de Internação Compulsória através da Defensoria Pública. Com a intenção de agilizar este processo, considerando a gravidade da situação, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram contato com Judiciário.
E em 11/07/2024 o usuário foi cadastrado no Gerint (sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares). Desde então, os profissionais têm trabalhado para buscar a vaga em instituição adequada, sendo que até a data de hoje o Estado não havia disponibilizado esta vaga para a retirada do usuário da situação de rua e lhe prestar o tratamento adequado.
Aguardando a disponibilidade de uma vaga para internação que já está cadastrada na regulação do Estado, a equipe de saúde mental esteve todos os dias monitorando a regulação desta vaga.
Tanto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e Secretaria Municipal de Saúde, esteve trabalhando em conjunto para resolver a situação em questão, focando não apenas em medidas imediatas, mas também em soluções em longo prazo que beneficiem toda a comunidade. Na tarde desta quinta-feira, 08/08/24, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a informação que o Gerint disponibilizou o leito para o usuário, que será internado para tratamento no Hospital Bom Pastor, em Ijuí-RS.
Panambi, 08 de agosto de 2024.
Fonte : Panambi News