Foto: Casa na Linha Ervalzinho foi destruída pelo vendaval.
Defesa Civil de Erval Grande / Divulgação
Erval Grande, no norte do RS, decretou situação de emergência no sábado (10) depois que um tornado atingiu o município na tarde de sexta-feira (9). O fenômeno deixou mais de 300 imóveis danificados, entre residências, empresas e barracões industriais e forçou 55 famílias a saírem de casa.
Segundo o coordenador de Defesa Civil do município, Alan Imlau, as famílias foram realocadas e seguem na casa de parentes neste domingo (11). Ninguém ficou ferido durante o temporal.
— As famílias realocadas aos poucos tentam voltar para casa, pelo menos aquelas que tiveram menos avarias nas residências. Também encaminhamos um pedido para a Defesa Civil Estadual nos dar suporte com envio de brasilites, para auxiliar na reconstrução — afirma.
O tornado começou por volta das 14h45min de sexta-feira e teve duração de 20 minutos. A zona rural foi a mais afetada pelo vendaval, que destruiu propriedades nas linhas Goio En, Ervalzinho, Pinhalzinho, Pranchão, Portela, Toldo, entre outras.
Além do estragos nas propriedades, em torno de 50 quilômetros de rede elétrica ficou danificada, 70 hectares de eucalipto, pinus, citricultura e erva mate foram destruídos e estradas ficaram obstruídas em razão da queda de árvores.
Fonte : GZH
Foto : Defesa Civil de Erval Grande / Divulgação
Propriedades ainda contabilizam prejuízos.
Defesa Civil de Erval Grande / Divulgação
Mais de 300 imóveis tiveram danos.
Defesa Civil de Erval Grande / Divulgação
Barracão de empresa foi destruído pelo vento.
Defesa Civil de Erval Grande / Divulgação