No RS, são mais de 23,4 milhões de ofertas disponíveis para negociação
Começou nesta segunda-feira e segue até o próximo dia 29, em todas as agências dos Correios do Brasil, além do site e aplicativo da Serasa, o Feirão Limpa Nome, de renegociação de dívidas de inadimplentes. Em Porto Alegre, uma ação especial ocorre na Agência Azenha dos Correios, na avenida Oscar Pereira, número 99, bairro Azenha. Por meio dele, consumidores poderão renegociar dívidas com até 99% de desconto em mais de mil empresas de varejo, bancos, telecomunicações, água, energia e demais segmentos.
O aposentado Antônio Carlos Bonifácio da Silva disse ter aprovado a ação, pois conseguiu reduzir as dívidas pela metade. “Tinha cinco dívidas, e eram de mais de R$ 1 mil. Agora, vida nova e nunca mais vou deixar o nome sujo”, disse o morador. “É uma ótima oportunidade para começar o ano de 2025 com o nome limpo. Este é o maior feirão da história. As condições de parcelamento de débitos também podem ser em até 72 vezes”, afirmou o especialista em Gestão Financeira da Serasa, Paulo Nakano.
No Rio Grande do Sul, são mais de 23,4 milhões de ofertas disponíveis para negociação, e somente na Capital, um número superior a 4,9 milhões. Mais de 5,7 milhões de ofertas disponíveis são de até R$ 100, enquanto aquelas com desconto de mais de 90% somam mais de cinco milhões.
Até o dia 29, as consultas são gratuitas. Após, as renegociações prosseguem, mas haverá taxas. Atualmente, mais de 72,6 milhões de brasileiros estão inadimplentes, de acordo com a Serasa. Conforme Nakano, a maior parte dos devedores gaúchos tem dívidas bancárias e relacionadas a cartões de crédito, seguido pelo segmento do varejo, e, na sequência, débitos com água e luz. As enchentes de maio também são um fator de preocupação, já que muitas pessoas perderam itens e precisaram comprar novos, porém acabaram se endividando novamente, segundo ele.
“O feirão vem justamente para conseguirmos dar aquele alívio para as pessoas, para que elas possam voltar a recuperar sua vida financeira de maneira saudável”, reforça o especialista. O interessado pode ir a qualquer agência dos Correios, dentro do horário de atendimento de cada uma, levando documento original com foto, para visualizar as dívidas que consegue quitar e o novo valor disponível. O processo leva alguns minutos.
Também segundo ele, no final de ano, em época de Black Friday e Natal, é preciso redobrar os cuidados com eventuais fraudes, golpes e boletos falsos. “Existem muitas pessoas se passando pela Serasa neste momento. A maior parte são falsos funcionários da Serasa enviando boletos também falsos, que os consumidores acabam pagando. Não acionamos ninguém via WhatsApp para fazer negociações. Já no SMS, não enviamos boletos”, explica ele. No site ou aplicativo da Serasa, há o Validador de Boletos gratuito, onde o consumidor pode inserir o código de pagamento de uma fatura e confirmar a autenticidade da mesma antes de proceder com sua quitação.