Nebulosidade deve durar até terça-feira (16)
O fim de semana será de tempo instável em todo o Rio Grande do Sul. No sábado (13), a chuva ocorre em todo o Estado e podem ocorrer rajadas de vento de até 90km/h na faixa litorânea. A previsão é a mesma para domingo (14): muita chuva e poucas aberturas de sol em todo o território gaúcho. Segundo a Climatempo, a instabilidade predomina, pelo menos, até terça-feira (16).
O sábado será de chuva, por conta de um sistema de baixa pressão denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Esse fenômeno está com o seu centro localizado na Argentina, mas suas bordas atingem o Rio Grande do Sul, mantendo o fluxo de umidade no território gaúcho. A partir disso, podem ocorrer temporais na Campanha, Fronteira Oeste, Região Central, Vales, Metropolitana e Missões. Podem ocorrer rajadas de até 50km/h de vento no Sul, Região Metropolitana, Central e Serra.
Os maiores volumes de chuva, de 72 milímetros, serão registrados em cidades da Região Sul e da Campanha. Em Pelotas, esse valor representa 53% do previsto para abril no município.
A máxima do Estado será de 31ºC e ocorre em Vicente Dutra, no Norte, enquanto a mínima, de 13ºC, será registrada em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na Serra. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19ºC e 23ºC.
No domingo, a condição de instabilidade continua presente no Estado. A previsão é de muita chuva e nebulosidade. Há possibilidade de temporais na Região Central, Campanha, Vales e Missões e o vento continua atuando no território gaúcho.
Os maiores volumes de água registrados no domingo serão de 40 milímetros e ocorrem em Tocopi e Santa Maria, ambas da Região Central. Em Santa Maria, esse valor corresponde a 22% do esperado para o mês inteiro na cidade.
A temperatura máxima ocorre em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte: 30ºC. A mínima, de 14ºC, será registrada em São José dos Ausentes, na Serra. Na Capital, a variação ocorre entre 20ºC e 25ºC.