Tricolor saiu na frente, levou a virada, mas buscou a igualdade nos descontos; time de Renato é 13º, três pontos acima do Z-4
No último suspiro, o Grêmio escapou de uma crise ainda pior. Nos acréscimos, o Tricolor buscou um empate em 2 a 2 com o Juventude. Com apenas um ponto somado contra um adversário direto, o time de Renato Portaluppi deixou claro que a sua briga reta final do Brasileirão será um campeonato pela sobrevivência na Série A. A equipe está em 13º, três pontos acima do Z-4.
Renato surpreendeu na escalação. Sem Soteldo e Aravena, o técnico apostou em um ataque formado por Braithwaite e Diego Costa. Cristaldo teve a parceria de Edenilson na criação, com Dodi e Pepê mais focados na marcação. A estratégia deu resposta com apenas dois minutos. Edenilson encontrou um lançamento preciso para Diego Costa ganhar do seu marcador na velocidade. O centroavante rolou para Braithwaite finalizar da entrada da área, sem chances para o goleiro Gabriel: 1 a 0.
O bom início de jogo não deixou o clima no estádio menos tenso. A vantagem fez o Grêmio reduzir um pouco da pressão dos minutos iniciais e o Juventude aproveitou. Aos poucos, principalmente com Lucas Barbosa pelo lado esquerdo da defesa gremista, o adversário ensaiava alguns lances de perigo.
Em uma dessas chegadas, Lucas Barbosa apareceu na pequena área, ganhou de Geromel na disputa, mas cabeceou sem direção. Com dificuldades de manter o controle da partida, o Grêmio viu o Juventude terminar o primeiro tempo com mais volume de jogo.
Tanto que a primeira finalização perigosa do Grêmio depois do gol saiu apenas aos 38. João Pedro recebeu de Cristaldo, driblou um marcador e arriscou o chute de pé esquerdo. A bola passou perto do travessão.
Nos acréscimos da primeira etapa, Rodrigo Ely sentiu lesão após um choque com Mandaca e deu lugar a Gustavo Martins. E imediatamente após a troca, o Juventude empatou. Mandaca subiu sozinho na área do Grêmio e cabeceou para o gol.
Sob vaias, os jogadores gremista saíram do campo em direção ao intervalo.
Sem trocas no retorno ao segundo tempo, Renato deixou clara sua irritação com os repetidos erros da sua equipe. Com apenas cinco minutos, chamou Pavon e Monsalve. Mas não deu tempo de evitar a virada do Juventude. O time da Serra trocou passes até encontrar o atacante Lucas Barbosa completamente livre para vencer Marchesín na área.
A situação poderia ser ainda pior. Reinaldo cometeu pênalti minutos depois do segundo gol do Juventude, mas Marchesín salvou o Grêmio de levar o terceiro ao defender a cobrança de Taliari. Sem criar nada ofensivamente, Renato lançou suas duas últimas peças. Arezo e Soteldo entraram nos lugares de Diego Costa e Geromel.
Aos 33, Gabriel evitou o empate do Grêmio. Braithwaite recebeu na área e finalizou, mas o goleiro do Juventude salvou. Sem muita organização, o Grêmio tentou atacar até o apito final. Mas quando não esbarrava na própria desorganização, o Juventude protegia com competência o próprio gol.
Monsalve em lance individual quase empatou nos acréscimos. O colombiano entrou a dribles na área e soltou um chute forte. A bola bateu no travessão, nas costas de Gabriel, e saiu. Quando a derrota parecia certa, o Tricolor se salvou em um último esforço. Cristaldo aproveitou uma cobrança de falta, chutou, a bola desviou em João Lucas e entrou. Um resultado que salvou um fim de noite ainda pior depois do torcedor do Grêmio atender ao chamado feito pela direção.
Brasileirão – 34ª rodada – 20/11/2024
Grêmio (2)
Marchesín, João Pedro, Geromel (Soteldo, 30’/2ºT), Rodrigo Ely (Gustavo Martins, 49’/1ºT) e Reinaldo; Dodi, Pepê (Monsalve, 9’/2ºT), Edenilson (Pavon, 9’/2ºT) e Cristaldo; Braithwaite e Diego Costa (Arezo, 30’/2ºT).
Técnico: Renato Portaluppi
Juventude (2)
Gabriel; João Lucas, Boza, Lucas Freitas e Ewerthon (Zé Marcos, 29’/2ºT); Ronaldo, Jadson e Mandaca (Jean Carlos, 29’/2ºT); Erick Farias (Gabriel Inocêncio, 35’/2ºT), Lucas Barbosa (Marcelinho, 20’/2ºT) e Gabriel Taliari (Nenê, 19’/2ºT). Técnico: Fábio Matias
GOLS: Braithwaite (G), aos 2mim, e Mandaca (J) aos 50min do 1º tempo; Lucas Barbosa (J), aos 6, e João Lucas (G, contra) aos 48min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Pepê, Diego Costa, Geromel; Lucas Barbosa, João Lucas, Mandaca, Ewerthon
ARBITRAGEM: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ), auxiliado por Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ). VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
PÚBLICO: 40.426 (40.196 pagantes)
RENDA: R$ 2.297.345,00
LOCAL: Arena do Grêmio