Cálculos feitos após a 14ª rodada também indicam perspectiva ruim para o Juventude
O Campeonato Brasileiro sequer chegou à metade, mas já existem cálculos apontando as probabilidades de título para alguns times e o risco de rebaixamento para outros. E, pelo menos por enquanto, os números não são nada animadores para os gaúchos na competição.
De acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, ninguém corre mais perigo de queda do que o Sport. O índice de 86,5% indica que o clube pernambucano, que ainda não venceu na competição após 12 rodadas, dificilmente vai escapar do rebaixamento.
Dos gaúchos, quem, no momento, mais está ameaçado é o Juventude, com 45,7% de chances de queda para a Série B do ano que vem. Logo atrás vem o Inter, com 25,6%. O Grêmio apresenta um índice menor: 13,9%.
Também aparecem em posição ingrata nos números o Fortaleza (57,8%), Vitória (44,2%), São Paulo (40,3%) e Vasco (32,6%). Em relação ao título de campeão, o favorito é o Cruzeiro, com 21,4% – o cálculo foi feito antes do jogo de ontem, contra o Fluminense -, seguido de Flamengo (20,6%), Bahia e Bragantino (13,2%) e Palmeiras (12%).
O Grêmio surge com 0,46% de chances de levantar a taça. Número muito baixo, mas ainda assim maior do que o 0,17% do Inter e o 0,075% do Juventude.
No final de semana, o Inter recebe o Ceará no Beira-Rio, domingo, às 11h. No sábado, às 17h30min, o Grêmio encara o Vasco, no Rio. E no domingo, o Juventude enfrenta o Cruzeiro, em Belo Horizonte, às 16h.