Instabilidade deve ocorrer principalmente entre a sexta e o sábado
O tempo ficará instável no Rio Grande do Sul nos próximos dias, aponta a MetSul Meteorologia. O motivo é uma massa de ar frio oriunda da Argentina, que diminuirá as temperaturas, provocando também sequência de dias chuvosos a partir da segunda metade desta semana.
A queda nos termômetros não será tão expressiva, não havendo registro do típico “frio de inverno” no Estado. O contraste térmico entre o ar mais frio na Argentina e quente sobre o Brasil tende a gerar chuva frequente no Sul do Brasil, em particular no Rio Grande do Sul.
Uma área de baixa pressão vai se aprofundar neste ambiente de contraste térmico sobre o Nordeste da Argentina no final da semana, o que vai favorecer chuva mais ampla no Rio Grande do Sul e até com altos volumes em algumas localidades. Por isso, entre a sexta e o sábado se espera chuva generalizada no estado gaúcho e com acumulados altos em diferentes pontos.
Em relação às temperaturas, o ar frio não vai conseguir progredir de forma a romper o bloqueio atmosférico do ar mais quente que cobre grande parte do Brasil, de forma que os seus efeitos no território brasileiro na temperatura serão pequenos e limitados mais ao Sul do país.