Municípios gaúchos registram temporal de granizo nesta terça-feira - Agora Já -

Municípios gaúchos registram temporal de granizo nesta terça-feira



Em São Nicolau, Defesa Civil municipal estima pelo menos 600 imóveis atingidos

Foto: Prefeitura de São Nicolau / Divulgação
4 de outubro de 2023

Uma chuva de granizo atingiu alguns municípios do Estado na noite desta terça-feira (4). Há relatos de estragos e de desabrigados.

Em Barros Cassal, na região do Alto da Serra do Botucaraí, um levantamento dos estragos ainda é realizado. Mas, de acordo com o prefeito, Adão Reginei dos Santos Camargo, a estimativa é de que cerca 5 mil moradores tenham sido afetados. O número representa quase metade da população do município.

Os danos foram registrados na zona urbana e no interior. Lonas são entregues aos moradores que necessitam. Bombeiros de Soledade estão apoiando no atendimento. Por meio das redes sociais, a prefeitura informou que desabrigados podem se dirigir ao ginásio esportivo Ivo Faller. Ao menos 10 famílias já estão no local, além de uma pessoa que estava acamada e teve o telhado da casa totalmente danificado. As aulas estão suspensas na cidade nesta quarta-feira.

As aulas também não ocorrem nesta quarta em São Nicolau, na Região das Missões, onde pelo menos 600 imóveis foram atingidos, conforme relato da coordenadora da Defesa Civil do município, Ana Paula da Rosa. Os moradores que tiveram residências danificadas estão sendo encaminhados para o salão paroquial da igreja da cidade.

A cidade também já enfrenta falta de lonas, o que fez com que a prefeitura tivesse que buscar os materiais em municípios vizinhos, como São Luiz Gonzaga.

Já em Salvador das Missões, a prefeitura publicou alerta nas redes sociais, informando sobre a distribuição de lonas. Também foi orientado que os moradores que tiveram residências atingidas pelo granizo façam um levantamento da quantidade de telhas danificadas e encaminhem as informações aos responsáveis pela Defesa Civil municipal ou levem até a prefeitura na manhã desta quarta-feira. Segundo a prefeitura, um levantamento dos estragos deve ser feito nas próximas horas, mas são “centenas de residências atingidas”. As aulas foram suspensas no município.

Além de São Nicolau e Salvador das Missões, de acordo com o coordenador da Defesa Civil regional de Santo Ângelo, tenente Cristiano Machado, São Pedro do Butiá e Alecrim estão entre os municípios mais atingidos na região.

Em Tupanciretã, no centro do Estado, a Defesa Civil municipal atendeu a 22 chamados das 21h às 00h30min na zona urbana, realizando entrega de lonas para moradores de residências afetadas. Segundo a coordenadora, Vânia Vendruscolo Lopes, o bairro Marcial Terra foi o mais atingido. Até o início desta madrugada, não havia relatos de pessoas fora de casa por conta de estragos causados pelo granizo no município.

Também na Região Central, Santiago registrou estragos devido à queda de granizo. Segundo o prefeito, Tiago Gorski Lacerda, mais de 150 residências tiveram algum tipo de dano. Ele explica que os bairros mais afetados foram Gaspar Dutra, Ana Bonato e Monsenhor Assis. Até o momento, não há registro de desabrigados. O vice-prefeito, Marcelo Pirú, ressalta que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município farão um levantamento para dar o suporte necessário.

Os bombeiros da cidade afirmam que, até o início da madrugada desta quarta, foram realizados ao menos 12 atendimentos ligados a problemas causados pelo temporal, fora os casos de moradores que foram até o quartel em busca de auxílio. As aulas estão mantidas na cidade.

Fonte : GZH 
Foto : Prefeitura de São Nicolau / Divulgação

 


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados
    error: Conteúdo protegido! Cópia proibida.