Panambi em Evolução VI - Por Delmar Hinnah, Especialista em Getão Pública - Agora Já -

Panambi em Evolução VI – Por Delmar Hinnah, Especialista em Getão Pública

Foto:
22 de fevereiro de 2023

A capacidade para investimentos da maioria dos municípios brasileiros, após pagas todas as Despesas de Custeio, é muito pequena. Por isso, a necessidade de recursos extraordinários como financiamentos, emendas parlamentares, verbas da Defesa Civil em casos de emergência etc.

No passado, alguns municípios e Estados brasileiros contraíram empréstimos que se tornaram impagáveis. Não foi o caso de Panambi, que também obteve alguns financiamentos. Mas, deve-se ressaltar que Panambi sempre teve e hoje tem excelente capacidade de pagamento. O município utiliza apenas 14% de sua capacidade de endividamento para assumir novos financiamentos.

Uma pergunta da população: nas Administrações do Prefeito Daniel/vice Francisco e agora do Prefeito Daniel /vice Henri, já se fez e se faz muitas obras que antes não eram feitas. O município informa que as contas estão em dia. Como pode? Por que antes também não se fazia tanto?

Para uma compreensão melhor desta questão, é interessante ter algumas informações.

Primeira informação: No período de 1989 a 1992 o município de Panambi pleiteou um financiamento para fazer obras de infraestrutura, basicamente calçamento de ruas onde ainda não tinha. Em 1991, no segundo semestre o financiamento foi liberado e as obras começaram. Um ano e meio depois, com as obras em plena execução, o outro grupo voltou ao poder e interrompeu o Contrato com a CEF. Parte das obras feitas e a outra parte não seria mais executada. Ficaria para o futuro, com recursos próprios,  para evitar o pagamento de juros do empréstimo.

Segunda informação: No período de 2005a2008 o município pleiteou novo financiamento, desta vez junto ao BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Muitas viagens a Porto Alegre. Duas viagens a Brasília. Foram aprovados Projetos de vários municípios, dentre eles o de Panambi. De repente uma notícia de Brasília: os financiamentos seriam liberados só para os grandes municípios com mais de 100.000 habitantes. Panambi e muitos outros estavam fora. Tempo perdido…

Terceira informação: No período de 2017 a 2020 novamente Panambi pleiteou um financiamento, chamado AVANÇAR PANAMBI. Mais de 500 municípios tentaram. Só 6 conseguiram.  Panambi estava entre eles. No final de 2018 foi assinado o Contrato pelo Prefeito Daniel Hinnah.

 

Um lance de grande articulação política. Percorreu uma verdadeira maratona junto a 4 Ministérios em Brasília, entre o Natal e o Ano Novo. A atuação eficaz do Prefeito viabilizou a contratação.

 A partir daquele momento Panambi começou uma nova, bonita e grandiosa história.

 

Algumas obras foram feitas logo, já no ano de 2019, com a liberação dos primeiros recursos do Financiamento junto à Caixa Econômica Federal.


(55) 3375-8899, (55) 99118-5145, (55) 99119-9065

Entre em contato conosco

    Copyright 2017 ® Agora Já - Todos os direitos reservados