Artista foi diagnosticada com câncer em 2023
Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos. A artista foi diagnosticada em 2023 com câncer de intestino e no mesmo ano afirmou que estava em processo de remissão da doença.
Já em maio deste ano, ela viajou para os Estados Unidos em busca de um tratamento alternativo após a reincidência do câncer em quatro lugares.
Preta Maria Gadelha Gil Moreira, conhecida popularmente apenas por Preta Gil, é filha de Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso, afilhada de Gal Costa.
Artista deixa o único filho Francisco Gil e a neta Sol de Maria.
Trajetória
Preta Gil foi multiartista e atuou na música, TV, cinema e teatro. Nos últimos anos, também apostou no empreendedorismo digital.
Ela assumiu a carreira como cantora com quase 29 anos, após incentivo de amigas, como Ana Carolina e Ivete Sangalo.
Preta Gil lançou seu primeiro álbum, o Pret-à-porter, dois anos após o início de sua carreira na música. O repertório da cantora é composto por grandes sucessos próprios, como Sinais de Fogo, Stereo, Decote, Vá Se Benzer, Cheia de Desejo. Em 2004, apresentou o programa Caixa Preta na Band.
A artista também participou de muitas novelas e minisséries, como: Ti-Ti-TI, As Cariocas, Cheias de Charme, Pé na Cova, entre outras.
Em 2017, Preta fundou, como sócia-proprietária, a Mynd em parceria com Fátima Pissarra e Carlos Scappini. A empresa é especializada em música, marketing de influência e entretenimento, e atua fazendo gestão de imagem de seus agenciados, conexão entre personalidades e marcas para trabalhos publicitários. Um exemplo dos gerenciados pela empresária é o perfil Choquei.
Preta rompeu paradigmas e estereótipos durante toda sua vida, inclusive se declarando publuicamente bissexual.
Diagnóstico de câncer de intestino
Preta Gil foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023. Na época, realizou sessões de radioterapia e passou por inúmeras cirurgias. A artista também foi submetida a uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.
Em dezembro de 2023, ela afirmou que estava em processo de remissão da doença, ou seja o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.
Entretanto, em agosto de 2024, informou que o câncer havia voltado e que foram detectados linfonodos no peritônio — membrana na cavidade abdominal que envolve órgãos como estômago e intestino — e no ureter. Ela também realizou, em dezembro de 2024, um procedimento para implantar uma bolsa de colostomia definitiva.
Em maio de 2025, Preta Gil viajou para os Estados Unidos em busca de um tratamento alternativo para o câncer colorretal.
Durante uma participação no Domingão do Huck, Preta anunciou a ida para fora do país em busca de novas possibilidades de cura. Na ocasião, a artista reconheceu os privilégios em fazer a viagem com esse propósito e manifestou o desejo de voltar ao Brasil curada.