Passados 33 anos o MDB de Cruz Alta volta a ter um representante no Legislativo Estadual na 56º Legislatura no RS.
Na tarde da última quarta-feira (1º), no início da sessão ordinária híbrida, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Vilmar Zanchin (MDB), deu posse a dois deputados estaduais suplentes, Rafael Braga Librelotto (MDB) e Airton Lima (Podemos). Eles assumiram em virtude de Juvir Costella (MDB) pedir licença para assumir a Secretaria de Logística e Transportes e Ronaldo Santini a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).
Rafael Braga Libreloto nasceu em Cruz Alta (RS) em 29/01/1980. Em 2012 elegeu-se vereador na sua cidade natal, com 1477 votos que o transformaram no mais votado da sua legenda (MDB). Durante esta legislatura esteve à frente da Câmara Municipal e conduziu a Associação de Vereadores do RS. Antes, em 2008, Rafael foi candidato a vice-prefeito de Cruz Alta. Ele também foi presidente do MDB de Cruz Alta e presidente da Juventude do MDB-RS.
O advogado e microempresário iniciou sua carreira política liderando o Diretório Acadêmico da UNICRUZ e a Associação de Jovens Empresários de Cruz Alta. Ainda trabalhou como assessor parlamentar e coordenador de Conferência de Políticas Públicas para Juventude através da Secretaria Geral da Presidência da República.
Airton Lima, natural de Fortaleza (Ceará), nasceu em 23 de abril de 1958, é pastor da Igreja Quadrangular e suplente do Podemos na Assembleia Legislativa na eleição de 2022.
Com a posse do Deputado Rafael Braga Librelotto, o MDB de Cruz Alta volta a ter um deputado estadual depois de 33 anos. Antes dele Algir Lorenzon, ocupou uma cadeira no Legislativo Estadual de 1975 a 1989, quando se desligou para assumir uma vaga no Conselho do Tribunal de Contas do Estado.
Fonte:© Agência de Notícias -ALRS
Claudia Paulitsch* – MTE 9095 – Foto: Paulo Garcia